Novo Polo de Inovação é entregue em solenidade festiva

1 de julho de 2019 - 16:19

Equipamento vai dar mais conforto a pesquisadores e parceiros; equipe já soma mais de 50 parcerias concretizadas

Encravado no coração da capital cearense, um novo centro de referência para a união entre a academia e o setor industrial abriu as portas na última sexta-feira (28/6). As instalações do Polo de Inovação IFCE/Embrapii foram entregues em solenidade comandada pelo reitor Virgílio Araripe e pela diretora da unidade, Cristiane Borges, com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau, do presidente do Conselho Federal das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva e de diversas outras autoridades.

O polo é responsável por construir uma ponte entre a academia e o setor industrial, transformando as ideias desenvolvidas pelos pesquisadores em soluções para o mercado.

O corte da fita inaugural revelou aos presentes um equipamento moderno e remodelado, com escritórios, auditório e áreas de convivência. Também participaram da inauguração nomes como Inácio Arruda (secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará), Júlio Cavalcante Neto (secretário executivo do Comércio, Serviço e Inovação do Ceará), José Sampaio de Souza Filho (presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Ceará – FIEC) e Lucas Antonio de Sousa Leite (chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical).

Novas parcerias

Foram assinados três importantes documentos no ato de inauguração da nova sede do Polo. O primeiro deles – projeto de número 51 no portfólio de parcerias obtidas pela unidade – prevê o desenvolvimento de um vigilante virtual que faz uso da visão computacional em duas frentes: reconhecimento facial para controle de acesso de pedestres e aplicativo mobile para monitoramento remoto das vias de acesso à residência. A parceira neste projeto é a empresa Locktec Tecnologia em Segurança Integrada.

O segundo acordo da tarde foi assinado entre o IFCE (por meio do Polo e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) e a FIEC, que resultará na oferta de capacitação para o setor industrial, sobretudo com turmas de mestrado profissional em inovação tecnológica. Por fim, o IFCE e o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi) firmaram cooperação para cursos na área de propriedade intelectual, em âmbito nacional e internacional.

Cristiane Borges agradeceu ao pró-reitor de pesquisa do IFCE, Wally Menezes, e à equipe da unidade, exaltando as características que fazem com que mais de 350 empresas já tenham sido prospectadas pelo Polo, alcançando investimentos de mais de 22 milhões de reais em diversas pesquisas conjuntas. “Eles têm compromisso, dedicação, responsabilidade e proatividade. Só tenho a agradecer a todos, inclusive nossos pesquisadores e alunos”, destacou.

O secretário da Setec elogiou a atuação dos pesquisadores. “É um capital humano que o mercado valoriza. Esse é um espaço público, aberto para todos os que queiram empreender e inovar”, disse Ariosto Culau. Para o reitor Virgílio Araripe, a consolidação do Polo Embrapii é uma conquista conjunta. “Queremos que todos os que entrem aqui respirem inovação, fazendo com que a academia esteja cada vez mais próxima da indústria – uma relação que é muito salutar para ambos os lados e que tem permitido a descoberta de novos caminhos, cada vez mais promissores”.

O Polo

Ainda no ano de 2013, iniciou-se um conjunto de ações que resultou na aprovação, através da chamada pública 2/2014, da implantação do Polo de Inovação Fortaleza, para atuar nas áreas de competência de Mobilidade Digital e Sistemas Embarcados. O polo é uma das unidades da Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

O órgão proporciona, com projetos de inovação tecnológica, o fortalecimento de um modelo voltado para a competitividade de pequenas, médias e grandes empresas do setor industrial. Com uma abordagem sustentável e independente, reforça as atividades de pesquisas aplicadas e prestação de serviços tecnológicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFCE