Governador nomeia reitor e vice-reitor da Urca e garante mais investimentos para os campi

26 de junho de 2019 - 15:37


O secretário da Secitece, Inácio Arruda, participou da solenidade que aconteceu no Salão de Atos

O Governador do Estado, Camilo Santana, nomeou na tarde desta terça-feira, 25, em solenidade no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca), o novo reitor da Instituição de Ensino Superior, professor Francisco do ‘O Lima Júnior, e o vice-reitor, Carlos Kleber Nascimento de Oliveira. O ato aconteceu com a presença do reitor, José Patrício Pereira Melo, que transmite o cargo durante cerimônia de posse, na próxima segunda-feira, 1º/7, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo da urca, no campus do Pimenta, em Crato, também contando com a presença de Camilo Santana.

Pela primeira vez, o governador decidiu realizar o ato de nomeação na Urca, como forma simbólica de demonstrar a importância da educação em todos os contextos que têm determinado em seu governo. Mesmo num ato considerado rápido, o Salão de Atos esteve lotado com a presença de professores, alunos e servidores da universidade, o secretário da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação (Secitece), Inácio Arruda, além de representantes políticos como os prefeitos de Crato, José Ailton Brasil, e de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, além do deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual, Fernando Santana, o Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, entre outras autoridades.

Nesse primeiro momento, dentro do critério de respaldo à escolha democrática, como enfatizou Camilo Santana, foi finalizada a nomeação dos cargos para os novos gestores da Urca. Até o final da semana, deverão estar sendo anunciados os componentes dos cargos administrativos que deverão compor os quadros da universidade nos próximos quatro anos. O reitor, Patrício Melo, agradeceu a Camilo Santana a distinção de realizar o ato de nomeação dos novos reitor e vice na própria Urca, como um momento de reconhecimento. Ele destacou o trabalho realizado por ele e o Vice-Reitor, Lima Júnior, nos últimos quatro anos à frente da universidade.

O Governador ressaltou a importância da Urca e toda a sua notoriedade de ser uma âncora em pensamento e desenvolvimento da Região do Cariri. Camilo Santana, ao ler o termo de nomeação, que vigora a partir da data da posse, no dia 1º de julho deste ano, agradeceu o trabalho dedicado pelo reitor Patrício Melo, ao longo dos últimos quatro anos.

“Vim aqui para dizer do respeito que essa Universidade tem, não só para o Cariri, mas para o Estado do Ceará, e os jovens dos municípios da Região e de outros Estados”, afirma, ao ressaltar a sua importância para o desenvolvimento da Região, onde são reunidas forças em prol do estudo e do crescimento do Cariri. Camilo Santana ainda destacou a educação como compromisso e prioridade para o desenvolvimento. “Tenho a certeza de que nenhum país, Estado ou município do mundo se desenvolve, cria oportunidades com justiça social, se não for através do seu povo. Educação é prioridade”, completa.

Segundo Camilo, o Ceará conta hoje com as melhores universidades do Norte e Nordeste do País e uma delas é a Urca. Ele destacou o crescimento da Instituição, com mais um campus para Barbalha, além da futura construção do de Campos Sales, onde já há terreno doado, e reforma do Sesi, prédio adquirido para abrigar mais um campus da Urca, com o Centro de Artes, além da finalização do campus do São Miguel, no Curso de Direito, em Crato.

O prefeito do Crato, José Ailton Brasil, lembrou que o atual reitor termina esses quatro anos de trabalho dedicados à URCA e com o dever cumprido. Ele ainda desejou sucesso e boa sorte a nova administração, para que a instituição continue trilhando o caminho do desenvolvimento.

O reitor nomeado, Lima Júnior, ressaltou a informalidade do momento, mas registrou, na ocasião, a presença do Governador em respeito ao ensino superior do Estado do Ceará. Para ele, a Urca passa a fazer parte de um processo de desenvolvimento do Estado, através de políticas públicas importantes, sendo uma grande referência no processo de produção do conhecimento. “A Urca é um grande patrimônio não só do Ceará, mas de todo centro do Nordeste e que deve muito a toda a comunidade regional, aos professores e servidores”, disse ele. Professor Lima Júnior afirmou que se dedicará a Urca nos próximos quatro anos, com o professor Carlos Kleber, dentro de uma missão que abraça com essa finalidade.

Sobre o reitor e vice-reitor nomeados

O professor doutor Lima Jr soma à sua trajetória acadêmica 23 anos na Urca, com formação da área de Economia, foi diretor do Centro Acadêmico do Curso de Economia, membro fundador da Empresa Júnior na sua área, representante discente do Cepe e Consuni. Entrou no quadro docente na Universidade como Professor Substitutivo do Curso de Economia, depois passando para o quadro efetivo, sempre tendo uma participação ativa nas ações de extensão, e depois na área administrativa, passando pela coordenação do Curso de Economia, Diretor do Departamento Financeiro, Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, atual Pró-Reitoria de Administração. É atual Vice-Reitor.

O vice-reitor eleito, professor Doutor Carlos Kleber, ingressou no quadro docente da Urca, em 1996, como professor Bolsista de Extensão Tecnológica/Funcap, e em 1998 como professor efetivo. Atualmente é Professor Associado da Instituição. Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Instituição, Chefe de Departamento do Curso, Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT e Pró-reitor de Ensino de Graduação. É avaliador de cursos de Graduação do Ministério da Educação e de Curso de Engenharia de Produção dos países membros do Mercosul.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Urca