Primeira turma de mestres formados pelo ITA fora de São Paulo é cearense

18 de junho de 2019 - 15:09

A colação diplomou 28 mestres que iniciaram a capacitação no final de 2015, após articulação e investimento de, aproximadamente, R$ 3,5 mi do Governo do Ceará para trazer ao estado um curso de pós-graduação do ITA (foto: Mariza Cardoso)

O último sábado (15) entrou para a história do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Ensino Superior cearense. Isso por conta da formatura de 28 pessoas no mestrado profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (MP-Safety), a primeira turma formada pelo ITA fora de São José dos Campos-SP, onde fica a sede da instituição e local da colação. O curso foi ministrado em Fortaleza, em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e apoio do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Esta turma pioneira foi aberta no final de 2015 após uma articulação do Governo do Ceará, que, para a vinda do curso de mestrado, chegou a investir cerca de R$ 3,7 milhões. Mais duas turmas estão em formação na capital cearense, a segunda tendo iniciado o curso em março de 2017 e a terceira no mês de setembro de 2018.

As dissertações apresentadas pelos 28 mestres se desmembraram em um recorte voltado para a segurança e navegabilidade, como por exemplo: Aviação de Segurança Pública; Negócios em Aviação; Terrorismo; Gerenciamento de Crises; Fatores Humanos; Seguro Aeronáutico; Controle do Espaço Aéreo; Instrução Aérea; Meteorologia; Aeronaves Não-Tripuladas; Aerodinâmica Computacional; Gestão de Requisitos; Manutenção, entre outros.

Fortaleza vem se destacando atualmente no setor da aviação brasileira com a concessão do aeroporto da cidade para a empresa alemã Fraport, que está investindo aproximadamente R$ 1 bilhão em estrutura para o terminal cearense, e a chegada do centro de conexões do grupo Air France/KLM/Gol, que resultou na expansão da oferta de voos nacionais e internacionais com chegada e saída de Fortaleza. De acordo com o coordenador do MP-Safety do ITA, professor Donizeti de Andrade, um mestrado desse porte pode influenciar em questões sociais, econômicas e, consequentemente, no crescimento do setor.

“Fortaleza tem evoluído sobremaneira, por exemplo, na interface dos aeroportos dentro do contexto do Transporte Aéreo. O Fortaleza Airport, Aeroporto Pinto Martins (Gestão Fraport), está assumindo destaque, colocando a cidade como o terceiro polo aeroportuário mais movimentado no país (fora de São Paulo-Rio e Brasília). Os trabalhos desenvolvidos na turma um e aqueles que estão sendo desenvolvidos pelas turmas dois e três têm importantes spin-offs (quando uma tecnologia resulta no desdobramento de outras já existentes) para o setor, contribuindo de modo efetivo para o desenvolvimento do setor aéreo no Ceará e no Brasil”, enfatizou o coordenador.

O Curso

O MP-Safety do ITA em Fortaleza disponibiliza duas frentes de pesquisa no mestrado em Segurança da Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, que são: “Engenharia Aeronáutica e Segurança de Sistemas Aeronáuticos”, área da primeira turma formada no último sábado (15), e “Sistemas de Gestão de Segurança de Aviação”.

O mestrado profissional é dividido em três fases. A primeira consiste na oferta de disciplinas obrigatórias e optativas. A segunda é referente ao estágio profissional em São José dos Campos. E, por fim, o desenvolvimento, exame de qualificação e exame de defesa da dissertação. A ideia com o curso é atender a demanda latente de pesquisa na área de segurança de voo na aviação civil e militar brasileira.

O titular da Secitece, Inácio Arruda, explicou que o estabelecimento da pós-graduação no Ceará representa passo fundamental para uma capacitação de profissionais que atenda aos caminhos que se abrem no mercado com os avanços cearenses em tecnologia e no setor aeroviário. “O Ceará decidiu trazer este mestrado importantíssimo e especialíssimo para nós cearenses, principalmente porque estamos transformando o Estado em um dos maiores entroncamentos aeroviários do país, numa relação direta com o exterior. Para isso precisamos de mais gente boa, preparada e qualificada. Ousadamente o Estado trouxe o mestrado do ITA para formar engenheiros, economistas, administradores”, disse o secretário.

Arruda acrescentou que cada trabalho apresentado pelos mestrandos foram produtos amadurecidos que devem ajudar o Ceará e o Brasil a avançar com mais desenvolvimento econômico. “Essas teses têm grande repercussão acadêmica, profissional e sobretudo econômica. Podem surgir deste mestrado importantes empresas com produtos de qualidade. É um mestrado que gera conhecimento, mas que também gera negócios neste mundo de transformação digital. Estamos assumindo uma dianteira com o mestrado do ITA”

O Instituto

Fundado em 1950, o ITA é uma instituição de Ensino Superior pública ligada ao Comando da Aeronáutica. Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. O instituto é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil e é especializado nas áreas de ciência e tecnologia no setor aeroespacial.

O ITA oferece seis cursos de graduação em engenharia (Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial), já tendo contribuído com o mercado, entre 1950 e 2018, com 6.466 profissionais formados.

Na pós-graduação, o instituto possui cinco programas subdivididos em 20 áreas. No período de 1963 a 2018, 6.134 pessoas concluíram os cursos de mestrado (2.905), doutorado (724), mestrado profissional (1.177) e pós-graduação lato sensu (1.328).

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará