Inácio participa e é homenageado durante Jornada de Física em Sobral

27 de maio de 2019 - 14:50


Evento promovido pelo IFCE integra o calendário das comemorações dos 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade

Ao lado das cientistas Marcia Begalli, Sônia Guimarães e José Wally Mendonça Meneses, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, participou de mesa redonda no 3º Evento Unificado de Física, realizado pelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. O evento antecedeu as comemorações do centenário da Comprovação da Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einstein, que aconteceu em 1919, durante o fenômeno que ficou conhecido como o Eclipse de Sobral. Participaram ainda dos debates os professores Alex Samir, Thiago Melo (UFCA), Nunes Vieira (IFCE), e Juscelino do ICETEL.

 

A “Jornada de Física” consistiu numa oportunidade de encontro e partilha de saberes entre alunos e professores. Foi realizado nos campi onde existem cursos de licenciatura em Física do IFCE e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com a colaboração de outras instituições de Ensino Superior.

O objetivo foi estreitar os laços entre as instituições de ensino superior e a comunidade, instigando, em especial, o gosto pela pesquisa e pela docência.

Homenagem

Durante a solenidade de encerramento, o secretário Inácio Arruda foi homenageado pela organização do evento, com uma placa alusiva à 3ª Jornada Integrada de Física e aos 100 anos da Comprovação da Teoria da Relatividade.