Nutec e Sesa promovem monitoramento de resíduos de agrotóxicos em água para consumo humano

26 de março de 2019 - 15:00 # #

A parceria entre a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e a Secretaria de Saúde (Sesa), firmada em 2015, possibilitou as análises laboratoriais para monitoramento de multirresíduos de agrotóxicos em água para consumo humano em populações expostas. De 2015 a 2018 foram analisadas 1472 amostras nos 184 municípios do Estado do Ceará.

A implantação do monitoramento se deu a partir da elaboração de um plano de amostragem e da definição de referência laboratorial junto ao Nutec. O Laboratório de Química Instrumental (LQI) da instituição possui infraestrutura avançada empregando técnicas de cromatografia líquida, cromatografia gasosa. cromatografia de íons e espectrometria de massa para análise dos mais diversos tipos de agrotóxicos presentes em água e alimento. Os Municípios foram classificados segundo critérios de risco para priorizar as análises.

Para a Coordenadora do LQI, Crisiana Andrade, essa parceria tem uma grande relevância para o Estado: “Este monitoramento realizado é de suma importância, sendo assim um ponto de partida para ações de vigilância e tomadas de decisões junto aos órgãos fiscalizadores, pois a problemática dos agrotóxicos é crescente nos municípios do estado do Ceará”, pontuou a pesquisadora.

Este trabalho possibilita que o Estado crie um banco de dados para a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), permitindo que sejam executadas ações integradas, compreendendo a promoção da saúde, a vigilância, a prevenção e o controle dos agravos e das doenças decorrentes da intoxicação exógena por agrotóxicos.

Os ensaios são realizados conforme os parâmetros estabelecidos pela portaria de consolidação N°5 do Ministério de Saúde-MS, de 28 de Setembro de 2017.

Qualidade da água

O padrão de potabilidade da água para consumo humano é definido pelo Ministério da Saúde. Dentre as variáveis consideradas, os agrotóxicos são reconhecidos como substâncias químicas que representam risco à saúde pelos possíveis efeitos crônicos resultantes da exposição prolongada, ou seja, da ingestão contínua de água com uma dada concentração de uma substância.

É atribuição da Vigilância em Saúde Ambiental monitorar o parâmetro agrotóxicos em água de consumo humano.

Conheça mais sobre os serviços do LQI