Inácio visita um dos principais parques tecnológicos do Brasil

26 de março de 2019 - 14:45

Porto Digital de Recife reúne mais de 300 empresas, 9 mil trabalhadores, sendo um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, passou essa segunda-feira (25/03), visitando o Porto Digital de Recife, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Acompanhado do Secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluísio Lessa, Inácio foi recebido pelo presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e pelo diretor de Inovação e Competitividade, Heraldo Ourem.

Durante a visita, o secretário cearense conheceu algumas unidades do Porto Digital, instalado no centro histórico do Bairro do Recife e nos bairro de Santo Amaro, Santo Antônio e São José, totalizando uma área de 171 hectares. Segundo o Pierre Lucena, a região, antes degradada, vem sendo totalmente requalificada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado. Desde a fundação do Porto Digital no ano 2000, já foram restaurados mais de 84 mil metros quadrados de imóveis históricos.

O local abriga hoje 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e cerca de 9.000 trabalhadores, atuando nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. Desde 2015 o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas como área estratégica.

L.O.U.Co

Entre as unidades visitadas pelo secretário Inácio Arruda, destaque para o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados – L.O.U.Co – um espaço aberto a sociedade, para criação, desenvolvimento e prototipagem rápida de soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas nas cidades, como temas relacionados: bem-estar, saúde, esportes, preservação do meio-ambiente, transporte, mobilidade, cultura, entretenimento e urbanismo.

Segundo os pesquisadores, “L.O.U.Co é um makerspace do Porto Digital, que visa experimentar soluções inovadoras para problemas urbanos, a partir da Internet of Things (IoT) e fabricação digital, de modo a possibilitar que objetos físicos sintam o ambiente e se comuniquem, independente de intervenção humana. São projetos equipados com sensores capazes de trocar informações entre si, com as pessoas ou com o ambiente – até cidades inteiras, sendo projetadas de maneira totalmente conectada e automatizada, e/ou que interajam ludicamente com as pessoas”.