Uece abre 1ª seleção para Programa de Residência em Medicina Veterinária

26 de fevereiro de 2019 - 13:44 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) lançou edital para sua primeira seleção ao Programa de Residência em Área Profissional da Saúde / Medicina Veterinária (PRAPS/MV), com área de concentração em Saúde Coletiva. As inscrições acontecem no período de 25 de fevereiro a 1º de março.

São oferecidas nove vagas, sendo uma em cada subárea – Anestesiologia Veterinária; Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais; Clínica Médica de Pequenos Animais; Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais; Diagnóstico por Imagem; Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Pública; Patologia Animal; Patologia Clínica Veterinária; e Reprodução Animal.

O Programa de Residência tem como objetivo especializar profissionais médicos veterinários do ponto de vista ético, político técnico-científico, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde, com atividades integradas de diversas políticas públicas sociais e urbanas, além de aprofundar os conhecimentos práticos na subárea escolhida.

O diretor do Hospital Veterinário da Uece e vice-diretor da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, explica a relevância do Programa. “A Faculdade de Veterinária da Uece, sabendo que tendências e demandas da atuação do profissional formado em Medicina Veterinária estão mais direcionadas para uma formação interdisciplinar no contexto da sociedade globalizada, reconhece a importância e necessidade do Programa de Residência Veterinária como uma modalidade de formação em um programa intensivo de treinamento profissional em serviço e atividades teórico-práticas, visando aos desafios sociais, políticos, ambientais e culturais contextualizados na saúde pública, representada pelos cenários de prática conveniados e próprios, a que o médico veterinário deve ter a percepção de sua importância”.

Ainda de acordo com o diretor do Hospital, apesar de ser voltado principalmente para a Saúde Animal, o Programa também terá ênfase na Saúde Humana. “Considerando que, na atualidade, cerca de 80% das enfermidades que acometem, direta e indiretamente, os seres humanos têm origem nos animais e/ou nos seus produtos, o Programa de Residência em Medicina Veterinária da Favet/Uece terá ênfase à formação profissional voltada à Saúde Animal e, consequentemente à Humana. Por meio das várias ações que realizará junto aos órgãos públicos nas esferas estadual e municipal. Além disso, o Programa de Residência complementará o rol de profissionais relacionados com a área de Saúde da nossa região”, ressalta o docente.

Os aprovados na seleção realizarão as atividades teóricas e práticas na Faculdade de Veterinária da Uece, Campus Itaperi, e na Secretaria Municipal de Saúde de Guaiuba-CE.

As inscrições deverão ser realizadas no Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso, da Uece, e também pelos Correios, desde que a data de postagem seja até 26 de fevereiro.

Leia o Edital.