Artigo procura desmistificar a imagem das mulheres cientistas

19 de outubro de 2015 - 12:37

Artigo publicado no início deste mês busca desmistificar a imagem das mulheres que seguem a carreira científica. Apresentando doze importantes pesquisadoras de diversas áreas e de cinco diferentes países, o texto mostra como elas não são exatamente como projeta o pensamento comum de alguém que trabalha com pesquisa científica: “um homem branco em um jaleco”, denuncia o artigo.

O texto ainda alerta para a realidade desigual e a descrença que as mulheres sofrem na carreira. De acordo com ele, jovens cientistas do sexo masculino recebem até o dobro de financiamentos em comparação com suas parceiras de laboratório em instituições de pesquisa biomédica de Boston (EUA).

Além disso, ainda segundo o artigo, apenas 30% dos pesquisadores, no mundo, são mulheres e uma pesquisa recente apontou que 67% dos europeus e 93% dos chineses nem mesmo acreditam que as mulheres tenham habilidades para fazer ciência.

Leia o artigo completo (em inglês) e veja quem são essas mulheres: https://medium.com/ted-fellows/meet-12-badass-scientists-who-also-happen-to-be-women-ace8d797bcad

 

Fonte: CNPq