Novo portal público oferece mais de 67 softwares para ajudar gestores e cidadãos
21 de setembro de 2015 - 12:58
Mais de 67 softwares voltados a atender as necessidades de gestores, empresários, professores, estudantes e cidadãos brasileiros estão disponíveis gratuitamente no novo Portal do Software Público Brasileiro (SPB). As ferramentas estão divididas em categorias como economia, saúde, educação, administração, comunicações, energia e saneamento.
Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Cristiano Heckert, uma das principais inovações do SPB é permitir o desenvolvimento colaborativo de softwares. “Neste ambiente, será possível unir o trabalho de diferentes atores em prol de uma solução que atenda diversos órgãos públicos”, disse Heckert.
De acordo com a Instrução Normativa nº 04, os 222 órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) devem identificar se as soluções disponibilizadas no SPB atendem aos requisitos desejados antes de realizar uma aquisição de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC). O trabalho de evolução do site começou em 2013 e o MPOG recebeu mais de duzentas contribuições da sociedade.
Na semana passada, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) realizou o trabalho de migração dos principais conteúdos do antigo site do SPB. As notícias e os fóruns de desenvolvedores e apoiadores desta política pública estão disponíveis para pesquisa e leitura no novo portal.
Para mais informações, acesse o Portal do Software Público Brasileiro neste link.
Fonte: Agência Gestão CT&I