Viçosa do Ceará será primeira cidade a ter aplicativo para ajudar na gestão escolar

1 de setembro de 2015 - 13:53

O aplicativo i-Educar tem o objetivo melhorar a gestão escolar. Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o sistema auxilia na coleta e no monitoramento de dados educacionais, como o número de matrículas, evasões de alunos, desempenho dos estudantes, cadastro de escolas e professores, dentre outros. E a primeira Cidade Digital que receberá esta ferramenta será o município de Viçosa do Ceará.

Para garantir a implementação e o funcionamento do i-Educar, técnicos do Ministério das Comunicações e do Serpro vão treinar os funcionários do município durante uma semana, a partir desta segunda-feira (31). Segundo a coordenadora de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Eloá Mateus, 32 cidades digitais já solicitaram o aplicativo. Eloá destaca ainda que “o serviço não gera nenhum custo para o município.”

Outras ferramentas que já estão disponíveis para as cidades digitais são o Portal da Cidade e um sistema para agendamento de serviços de saúde. “Até o fim do ano, também começaremos a instalar o Urbem, aplicativo de gestão tributária e financeira”, acrescenta a coordenadora.

Criado em 2012, o programa Cidades Digitais tem como objetivos: modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.


Fonte:
Agência Gestão CT&I