Centro de Educação à Distância (CED)

23 de agosto de 2011 - 20:04

Desenvolve, provê suporte, gera e recebe atividades de Educação a Distância (EAD) de modo a viabilizar o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão em diferentes níveis de educação e áreas do conhecimento, nas diversas modalidades de EAD, utilizando conteúdos de voz, dados, imagem e escrita.

O Centro de Educação a Distância (CED), localizado no município de Sobral-CE, é uma unidade de referência no ensino a distância, atuando também de forma presencial e semi-presencial na rede de formação profissional do estado. É dotado de infra-estrutura para a produção e disseminação de conhecimentos no campo da física, biologia, química, matemática e informática, envolvendo profissionais especializados na área foco de atuação, através do uso de tecnologias diversas, tais como salas de Videoconferência, estúdio de TV e Salas de Web, tendo como elemento estruturante o Cinturão Digital.

O objetivo do CED é desenvolver, prover suporte, geração e recepção de atividades de Educação a Distância (EAD) de modo a viabilizar o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão em diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento, nas diversas modalidades de EAD, utilizando conteúdos de voz, dados, imagem e escrita. 

São objetivos específicos do CED: preparar cursos e materiais didáticos; desenvolver (receber e ministrar) cursos na área de educação profissional técnica e tecnológica, capacitação de professores, inclusão de pessoas com necessidades especiais (visuais e físicas) utilizando as diversas mídias (Internet, rádio, TV, video-aulas, material impresso, multimídia e hipermídia, videoconferência, teleconferência e realidade virtual). 

Cabe ainda ao CED a geração e recepção de tele e videoconferências; prover estrutura de apoio e suporte aos alunos (laboratórios, suporte técnico, tutoria); realizar planejamentos, operacionalização e capacitação das equipes para implantação de sistemas de gestão de EAD (pedagógica, tecnológica, administrativo-financeira, recursos humanos). Irá também planejar e executar o marketing e logística de atendimento às unidades remotas; implantar a infra-estrutura física, tecnológica, administrativa e pedagógica necessárias; adquirir, instalar e fazer a manutenção dos equipamentos no CED e nas unidades remotas.

Veja aqui imagens da maquete eletrônica do CED.