Agências de Fomento

7 de julho de 2011 - 00:56

As agências de fomento visam o desenvolvimento do País através da concessão de financiamento à pesquisa, à formação de recursos humanos e demais atividades relacionadas à promoção do conhecimento.

FUNCAP

A Funcap tem como objetivo estimular o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará através do incentivo à pesquisa, da capacitação de profissionais, do fomento de tecnologias e da difusão dos conhecimentos produzidos.

CAPES

A Capes trabalha para a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados brasileiros. Dentre suas atribuições estão a avaliação da pós-graduação stricto sensu e investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior e a indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica.

CNPQ

O CNPq é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.