Seminário de Apicultura discute atividade no Cariri

8 de dezembro de 2010 - 12:01

O encontro, na Urca, deve reunir 450 participantes, entre estudantes, apicultores e profissionais da área

Crato.Aberto hoje, na Universidade Regional do Cariri (Urca), o II Seminário de Apicultura do Estado do Ceará. O objetivo, segundo a coordenação do evento, é ampliar as discussões sobre a atividade apícola no Estado e promover uma maior interação entre os autores envolvidos (apicultores, instituições públicas e privadas) e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

No encontro, com duração de dois dias, serão realizadas palestras, mesa-redonda, clínicas tecnológicas, apresentação de trabalhos científicos, reunião ordinária da Câmara Setorial do Mel do Estado do Ceará e exposições de materiais apícolas. A estimativa é de 450 participantes, entre estudantes, apicultores e profissionais da área.

As conferências abordam técnicas de produção e envolvem biologia das abelhas, nutrição e manejo, licenciamento ambiental, investimentos, sustentabilidade da apicultura e colmeias, apiários, manutenção das colmeias em períodos adversos, doenças e inimigos das abelhas, colheita e processamento de mel, cera e própolis, além das técnicas de produção e de comercialização de produtos apícolas e apresentação de trabalhos científicos.

Agricultura familiar
O encontro é voltado, principalmente, para a agricultura familiar que tem a apicultura como excelente opção econômica para complementar a renda dos pequenos agricultores. O apicultor Francisco Luiz Oliveira, conhecido por “Lino”, ressalta que a atividade possui características favoráveis e compatíveis com as condições de trabalho e capital. “Para criar abelhas não é obrigado possuir terra. Basta ter força de vontade, o resto, a natureza oferece gratuitamente”, diz o apicultor.

Lino, que fez parte de um grupo de caririenses que participou de um treinamento sobre criação de abelhas na Suíça, avalia que a atividade oferece todos os requisitos necessários à sustentabilidade.

MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Centro de Tecnologia do Cariri (Centec)
Rua Amália Xavier de Oliveira, S/N
Telefone: (88) 3566.4051