Evento traz visibilidade para o turismo no Cariri

19 de novembro de 2010 - 11:43

A I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques está sendo divulgada mundialmente, gerando ainda mais visibilidade à região do Cariri.

De 1º a 5 de outubro passado, uma comissão coordenada pela secretária adjunta da Secitece, Teresa Mota, esteve na Grécia para levar as experiências do Geopark Araripe e tornar conhecido o evento no Encontro da Rede Europeia de Geoparks.

Por ocasião da visita à Grécia, foram estabelecidos diversos contatos e apresentados trabalhos científicos na área.

Destaque
Um dos destaques da participação do Ceará no evento em território grego foi a apresentação do projeto desenvolvido em parceria entre o Sebrae/CE e o Geopark Araripe para o desenvolvimento do geoturismo no Cariri.

A apresentação do projeto inovador foi feita pelo gestor do Geopark Araripe e professor da Urca, Patrício Melo, que é coautor do artigo “Geoturismo – Parcerias para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no território do Geopark Araripe”, escrito pelo técnico do Sebrae, Édio Callou.

O tema do artigo é a parceria firmada entre o Sebrae/CE e o Geopark Araripe, mostrando a metodologia e os resultados propostos para o desenvolvimento do Geoturismo na região, com um novo conceito de turismo sustentável, envolvendo os micro e pequenos negócios locais.

A Urca apresentou mais seis artigos científicos de autoria dos professores titulares da universidade e consultores do projeto.

O GeoPark é um território com limites definidos e possui sítios de grande valor científico cujos patrimônios cultural, histórico, ambiental, científico e socioeco-nômico apresentam importância, raridade, riqueza em biodiversidade e contam a história da terra, conferindo identidade ao lugar.

Localizado na porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe, o Geopark Araripe possui uma área de, aproximadamente, 3.520,52 quilômetros quadrados. As visitas exploratórias e a infraestrutura de apoio, ainda em consolidação, proporcionam um processo natural e desejável de inclusão social, onde a participação da sociedade se constitui em um pilar importante.

I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques
Data: Hoje, 19 de novembro

9 às 10h30 – Tema: Iniciativa de Geoparques nos países Latino-americanos e Caribenhos. Com Denise Gorfinkiel (Uruguai), responsável pelo Programa de Ciências da Terra nos países latino-americanos e caribenhos (Escritório Regional da UNESCO – Uruguai). O moderador será José Carlos Araújo Nogueira Neto (Brasil), coordenador do Programa de pós-graduação stricto sensu em Geologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri (UFC)

10h30 às 12 horas – Tema: Geopark Araripe – Experiências e perspectivas futuras. Com Álamo Saraiva (Brasil), coordenador científico do Geopark Araripe. As moderadoras serão Mônica Amorim (consultora do Banco Mundial) e Flavia Lima (geóloga pertencente ao Geopark Araripe)

12 horas – Almoço dos participantes e evento cultural

14 às 16 horas – Geoparques aspirantes dos países Latino-americanos e Ca- ribenhos. Moderador: Joaquim Cartaxo (Brasil), secretário das Cidades do Estado do Ceará

16 às 18 horas – Sessões Temáticas

18 horas – Encerramento

Local: Espaço Boulevard, situado à Avenida Leão Sampaio, 271, no município de Barbalha-CE.

Fonte:
Diário do Nordeste