Conferência reúne autoridades no tema

17 de novembro de 2010 - 10:52

Barbalha. A Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks será aberta oficialmente, hoje, neste Município, no espaço Buffet Boulevard, com a presença do governador do Estado, Cid Gomes, e os maiores especialistas na área. São cerca de 20 países, principalmente da Europa, sete deles da América-Latina e Caribe. Na noite de ontem, na Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato, o reitor da instituição, Plácido Cidade Nuvens, recebeu toda a comitiva de participantes, iniciando os trabalhos.

A conferência é o maior evento realizado no Brasil relacionado ao tema, por conta do pioneirismo no País do Projeto, que englobe três principais pilares relacionados a geoconservação, geoturismo e geoeducação. A programação com conferências específicas estarão voltadas, segundo a geóloga Flávia Lima, principalmente para técnicos.

Segundo o coordenador Executivo do Geopark Araripe, Patrício Melo, essa é a oportunidade para instituições e pesquisadores da área aprenderem os princípios orientadores da criação e gestão de geoparques, dito pelos principais especialistas, que farão relato dos projetos de geoparques na Europa, Ásia e Brasil que deram certo.

Instituições, entidades parceiras e pesquisadores caririenses formam o público local que conhecerão as experiências do resto do mundo. São prefeituras, restaurantes, hotéis e agências de turismo que também trabalham para a realização da conferência. O Geopak Araripe tem atuado na região nos segmentos de meio ambiente, histórico-cultural e proteção do patrimônio.

 

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Regional
Data: 17/11/10