UECE abre 1º doutorado

11 de novembro de 2010 - 12:35

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) recebe, até o dia 24 de novembro, as inscrições para seleção de candidatos ao primeiro Doutorado em História, na modalidade DINTER (Doutorado Interinstitucional). Com uma oferta de 10 vagas, o doutorado será oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vai beneficiar a UECE e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O Programa DINTER foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as duas instituições foram beneficiadas pelo edital Novas Fronteiras em julho de 2009. As inscrições estão abertas desde ontem.

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG informa que as 10 vagas do Doutorado em História estão distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa do Programa: quatro vagas para a linha de pesquisa História e Culturas Políticas; quatro vagas para a linha de pesquisa História Social da Cultura; e duas vagas para a linha de pesquisa Ciência e Cultura na História. O curso tem início no primeiro semestre de 2011.

As inscrições serão realizadas na Secretaria do Curso de Mestrado Acadêmico em História da UECE (MAHIS), na Avenida Paranjana, 1700, no Campus do Itaperi, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h e das 14h às 18h. Serão aceitas inscrições via Correio (Sedex), desde que postadas até o dia 20 de novembro de 2010.
A iniciativa de utilizar a competência de programas de pós-graduação como o DINTER, já consolidados com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabiliza a formação de doutores fora dos grandes centros educacionais. O Programa DINTER foi instituído pela CAPES em setembro de 2005 e tem como objetivo oferecer a um grupo ou turma de alunos a formação em nível de doutorado, sob condições especiais.

Fonte:
Jornal O estado-CE