Futuro sustentável é tema de debate na Fiec

5 de novembro de 2010 - 12:04

O tema Transformando conhecimento em atitude para um futuro sustentável foi debatido por alunos e professores universitários do Ceará que participaram do 3º Encontro de Responsabilidade Social no Ensino Superior. O encontro, encerrado ontem na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), contou com palestras e mini cursos.

No de Responsabilidade social: essa é a minha praia, ministrado pelo psicólogo e professor da Faculdade 7 de Setembro (FA7), Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, discutiu a ética como referencial da sociedade para a partir daí trabalhar conceitos de responsabilidade social, ações de empresas para realizar projetos de cidadania no seu entorno – lazer, cultura, esporte.

“Investir no bairro onde está localizada é uma forma de redistribuir ao planeta o que a empresa consumiu, de atuar com os mais necessitados”, diz o professor, ressaltando que esse conceito ainda é uma utopia. “É uma referência onde se tenta convencer as empresas a participar porque assim elas vão ganhar em segurança, fidelização dos clientes e imagem no mercado”, completa, lembrando que está provado que empresas com responsabilidade social aumentam os seus lucros.

Marco Aurélio também o conceito de desenvolvimento sustentável baseado nos princípios de que se pode lucrar com a natureza, deve-se entregar a natureza às próximas gerações igual ou melhor do que recebemos e buscar a equidade social. “Ou seja, utilizando os recursos da natureza para diminuir a distância entre ricos e pobres”.

O evento, promovido pelo Instituto Fiec de Responsabilidade Social (Fireso), ressaltou a importância dos alunos na disseminação dos valores sustentáveis. “O objetivo é mobilizar as instituições de ensino superior para se engajar numa rede de produção e disseminação do conhecimento que aborde a temática educação para a sustentabilidade”, comentou a presidente do Fireso, Wânia Cysne Dummar.

 

 

Fonte:
Jornal O POVO
Editoria: Economia
Data: 05/11/10