Estudante da UFC é Premiado por Projeto Inovador

3 de novembro de 2010 - 12:43

Doutorando recebeu o Prêmio Gerdau Melhores da Terra por projeto que pode dar maior eficiência hídrica a lavouras

Tadeu Macryne Lima Cruz desenvolveu, em seu doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), equipamento que permite analisar, à distância, as taxas de umidade em diferentes pontos da lavoura para, a partir daí, direcionar a quantidade de água adequada para cada área.

Tadeu foi premiado na divisão Estudante da categoria Pesquisa & Desenvolvimento, que teve mais de 400 inscritos. As outras divisões eram Profissional e Inventor. Além de Tadeu, compuseram a equipe vencedora: Adunias dos Santos Teixeira, Clemison Costa dos Santos, Francisco Firmino Canafístula e Sérgio Daher.

O trabalho foi intitulado “Estratégia de monitoramento em sistemas de irrigação utilizando redes de sensores sem fio”, desenvolvido em 2007 e testado em 2009. Atualmente, está em fase experimental em algumas propriedades do Ceará. “O estudo traz praticidade, facilidade e eficiência no monitoramento em tempo real da quantidade de água a ser utilizada na irrigação. Economia de energia e água, além da redução dos impactos ambientais são algumas das vantagens do produto”, explica o estudante.

Para Tadeu, a conquista do Prêmio foi muito gratificante, uma vez que as empresas investem constantemente em avanços tecnológicos, possibilitando melhorias significativas nos processos de monitoramento.

Este ano o Prêmio Gerdau Melhores da Terra teve realizada sua 28a edição. É a maior premiação da América do Sul para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas, que busca reconhecer as melhores iniciativas nesse segmento. Na edição de 2010, o prêmio teve 515 inscritos em suas três categorias: Destaque, Novidade e Pesquisa & Desenvolvimento.

Sobre a Gerdau
A Gerdau é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço. Líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui mais de 40 mil colaboradores e presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço.

Sobre o Prêmio Gerdau Melhores da TerraCriado há 28 anos, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra acompanha a indústria de máquinas e equipamentos agrícolas e aponta aqueles mais modernos e eficientes do setor, incentivando o desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura do Brasil e do Mercosul.

Uma comissão julgadora formada por nove especialistas de universidades e institutos agropecuários da América do Sul, reconhecidos na área de mecanização agrícola, avalia os trabalhos inscritos em três categorias – Pesquisa e Desenvolvimento, Destaque e Novidade.

 

 

Fonte:
Jornal O estado-CE
Editoria: O estado verde
Data: 02/11/10