Qualidade – UVA atualiza currículos

27 de outubro de 2010 - 11:56

A Universidade Vale do Acaraú está desenvolvendo processo para enxugar as matrizes curriculares dos cursos superiores. A informação é do reitor Antônio Colaço, acrescentando que está fazendo uma revisão para atualizar os currículos para formar profissionais mais atualizados aos novos tempos. “Essa reforma é uma reengenharia de qualidade, tirando o dispensável para ficar somente o que é atual”, explica.

Citando exemplo de enxugamento curricular, disse que a disciplina de Introdução à Computação é dispensável, porque o estudante já chega à universidade sabendo muito mais do que vai aprender. Deu outro exemplo, observando que Introdução à Economia e Economia Política são duas disciplinas que se equivalem e, por isso, uma tem que ser suprimida, para que o currículo fique mais enxuto e atual.

Colaço informou que a UVA hoje tem 24 cursos superiores, sendo 19 de licenciatura, observando que o foco maior da universidade é a formação de professores. Segundo ele, o vestibular da UVA será no dia 4 de dezembro próximo. O reitor lembra que as inscrições começam dentro de 20 dias e que o edital já está no site da universidade, a fim que todas as dúvidas sejam tiradas.
Ele prevê que de nove a 12 mil candidatos prestarão o vestibular da UVA, concorrendo a 1.115 vagas. Antônio Colaço viajou para Brasília, onde manterá contatos com a secretária nacional de Ensino Superior, Maria Paula Dallari, para discutir os cursos da universidade, a modernização, alguns projetos de educação à distância e credenciamento da instituição com essa finalidade.

 

 

Fonte:
Jornal O estado-CE
Editoria: Municípios
Data: 27/10/10