UECE discute ações de mobilidade acadêmica

26 de outubro de 2010 - 12:07

O reitor da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe instalou na tarde de ontem, no Campus do Itaperi, o Seminário de Cooperação Internacional Brasil – Espanha que prossegue nesta terça-feira, das 9 às 12 horas. A promoção é do Escritório de Cooperação Internacional – ECInt/UECE que é coordenado pela Pró-Reitora de Extensão, Professora Celina Ellery. O Seminário objetiva divulgar as ações de intercâmbio existentes e discutir possibilidades e perspectivas de mobilidades acadêmicas, bem como o estabelecimento de parcerias Brasil-Espanha. Visa Ainda aprimorar as relações Universidade Castilla – La Mancha UCLM.
O Seminário visa ainda aprimorar as relações UCLM/UECE a partir do programa Espanhol em Toledo – ESTO e promover ações de desenvolvimento e pesquisa em áreas de Energias Alternativas (Energia y Meio Ambiente) e em áreas de interesse, referidas no Programa Quadro 7 – Quadro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico da Comissão Européia. Igualmente estão sendo discutidas as prioridades da pesquisa no Ceará e definidas áreas temáticas a serem negociadas dentro de acordos de cooperação, envolvendo instituições de fomento científico e do governo brasileiro com países europeus, notadamente a Espanha, facilitando a obtenção de parcerias. Dentre os conferencistas figuram o Prof. Dr. Paulo César Gonçalves Egler, o Dr. Angel Landabaso, Dr. Juan José Rubio Guerrero e Porfírio Sanz Camañes.

SEMANA DO LIVRO
Na UECE também está acontecendo, de 25 a 29 do corrente, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, tendo por tema: “Biblioteca e Livro – Passaporte para a Cultura, Educação e Cidadania, numa promoção da Biblioteca Central Prof. Antônio Martins Filho, no Campus do Itaperi. Nesta terça-feira, 26, às 9 horas, na Sala de Estudos (2º pavimento da Biblioteca Central) acontece a palestra “Direitos Autorais: nova Lei e novas Diretrizes” a cargo do Dr. Samuel Barichello Conceição, integrante do Ministério da Cultura – Secretaria de Políticas Culturais – Coordenação Geral de Regulamentação em Direitos Autorais. Informações: (85) 3101-9689, com a Diretora e Bibliotecária Ana Neri Barreto de Amorim.

 

Fonte:
Jornal  O estado-CE
Editoria: Cidades
Data: 26/10/10