Alunos da Fafidam resgatam história

26 de outubro de 2010 - 12:14

Em novas abordagens, universitários da Fafidam reconstroem a memória de cidades jaguaribanas, por meio de pesquisas

Limoeiro do Norte. O livro “Vale do Jaguaribe: Autos do Passado” é o resultado de um trabalho de investigação e pesquisa dos alunos do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), campus da Uece, neste Município. O trabalho de análise e aprofundamento no passado da cultura jaguaribana teve a coordenação do professor e historiador José Olivenor Souza Chaves, também autor de um dos textos que compõe a obra.

Antes de publicar esta nova edição, houve o lançamento do livro “Vale do Jaguaribe: histórias e culturas”, também organizado pelo professor Olivenor, abordando questões relacionadas ao Vale Jaguaribano, com o objetivo de mostrar a relevância desta região na formação do Estado do Ceará.

“Vale do Jaguaribe: Autos do Passado” traz diversidade de temas em seu conteúdo histórico, com relatos dos séculos XVIII, XIX e XX. Neste são apresentados aspectos importantes da história social e cultural da região, sem deixar de fora as variáveis políticas e econômicas, considerando que estes são os quatro principais pilares da construção de uma sociedade.

A escolha do Vale do Jaguaribe para ser o palco desses artigos se deve a uma necessidade historiográfica de revelar as nuances dessa terra, de mostrar ao público cearense e brasileiro, de um modo geral, a constituição de outros espaços, que não apenas a Capital – Fortaleza – já bastante contemplada em outras obras publicadas.

Os interiores querem estar nas memórias sociais e étnicas, como se pode observar no título do artigo da historiadora Geiza Martha Gadelha de Brito: “Nas sombras silenciosas do esquecimento: vestígios da história indígena no Vale do Jaguaribe”. Os jovens pesquisadores apresentam um cenário de assuntos que interessam não apenas aos pertencentes à área da História. Também desperta a atenção do público em geral, pois são narrativas que envolvem os jaguaribanos diretamente. Torna pessoas comuns em personagens principais de uma história que precisa ser contada e passada adiante.

Isto para que, no futuro, possa se estabelecer fontes sólidas de pesquisa do passado, sejam nos âmbitos da cultura, raça, religião e tantas outras peculiaridades desse povo.

Em “Autos do Passado” há uma variedade de assuntos. José Wellington de Oliveira Machado é o autor de “Entre fronteiras de dois rios: a ilha-pátria de Limoeiro”, um texto que já revela em seu título a abordagem ao Rio Jaguaribe e suas raias. Pricília Maria de Sousa Mendes aborda duas temáticas polêmicas, raça e religião, em “Brancos, pretos, pardos… Entre a cor e a condição: o casamento católico na freguesia de São Bernardo das Russas”.

O projeto recebeu o apoio das Secretarias de Educação e Assistência Social do Município de Russas e do deputado estadual Antônio Granja.

Pluralidade

A ideia é publicar, ainda, outras obras que contemplem o Vale do Jaguaribe e sua pluralidade sociocultural. Para o professor, historiador e organizador, Olivenor Chaves, o livro tem diferentes motivos para destacar-se. “Além de sua relevância historiográfica, a obra destaca-se, também, por oferecer importantes veios da identidade cultural historicamente gestada nos interstícios das práticas cotidianas de comunidades rurais e urbanas do Vale do Jaguaribe”, diz, e complementa, “ao trazermos essas questões ao conhecimento e, sobretudo, à reflexão de todos aqueles que se interessam pela história, de modo mais particular aos professores e alunos de História do Ensino Fundamental e Médio, temos a plena certeza de que estamos contribuindo com a formação cultural e cidadã do nosso povo”.

O livro foi lançado ontem à noite, no Auditório da Fafidam, com a presença de estudantes e professores. Outros lançamentos deverão acontecer no Campus do Itaperi da Uece, em Fortaleza, e na Faculdade de Educação e Letras do Sertão Central (Feclesc), também da Uece, sediada na cidade de Quixadá.

MAIS INFORMAÇÕES

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece)
Limoeiro do Norte
(88) 3423.6962/ 6963