Ceará terá mais de 700 atividades

20 de outubro de 2010 - 11:56

Eventos serão realizados em 31 cidades, tornando o Ceará um dos maiores pólos da Semana

Começou ontem! As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010 (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), tiveram início nesta segunda-feira, 18, por todo o Brasil.

A SNCT é um estímulo à mobilização da população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A ideia é valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação, mostrando a importância de C&T para o homem e o desenvolvimento do país.

Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça resultados, relevância, impacto e aplicações das pesquisas científicas e tecnológicas.

Este ano, foram cadastradas cerca de nove mil atividades país afora. São mais de 310 cidades participando. No Ceará, foram cadastrados mais de 715 eventos, em pelo menos 31 municípios, o que deixa o Estado, assim como em 2009, como um dos principais pólos do Brasil.

Seguindo as tendências globais rumo à sustentabilidade, o tema principal deste ano é: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Contudo, as atividades da SNCT não se restringem ao assunto, embora se estimule fortemente a realização de atividades em torno do tema proposto.

Coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a SNCT promove atividades de divulgação científica. Este ano, diz o MCT, será estimulado o debate sobre as “estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade de forma sustentável e conjugada com melhoria das conduções socioeconômicas da população”.

Programação em Fortaleza
Limoeiro do Norte era, até a última quinta-feira, a cidade cearense com o maior número de eventos cadastrados, 157. A Capital vinha em segundo lugar, com mais de 140 atividades.

A Seara da Ciência, da Universidade Federal do Ceará (UFC), terá programação durante todos os dias. Entre elas, um salão de exposição com experimentos de física, química, biologia e matemática, na sede, de 8h às 12h e das 14h às 18h. Ao shopping Benfica, durante toda a semana, a Seara também leva experimentos, além de vídeos e outras atrações.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) montou uma exposição no North Shopping com várias atrações, como, por exemplo, o primeiro e único animal clonado do Brasil, obtido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece): um cabrito transgênico.

Além dele, peças teatrais e experimentos interativos também estão na programação, assim como a apresentação do “Concreto Translúcido”, criado pelo prof. dr. Francisco Carvalho, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Para conferir a programação completa, acesse http://semanact.mct.gov.br
 

 

 

Fonte:
Jornal O estado-CE
Editoria: O estado verde
Data: 19/10/10