Tecnologia – Ceará é destaque em feira

18 de outubro de 2010 - 12:25

O número de atividades cadastradas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 18 a 24 de outubro, ilustra a disposição do Ceará no que diz respeito à pesquisa e inovação. Até o momento, o Estado possui 659 ações cadastradas, divididas entre 63 instituições da capital e do interior. Com esse número, o Ceará ocupa a primeira posição entre os estados nordestinos com maior número de atividades cadastradas e a quinta posição no Brasil, atrás apenas de Rondônia, Minas Gerais, Amazonas e Rio de Janeiro.

O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sendo coordenada no Ceará pela Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Neste ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá como tema “Ciência para o desenvolvimento sustentável. Uma novidade desta edição é que os municípios podem contar com recursos destinados ao Estado, oriundos do MCT, no valor de R$ 100 mil, o que representa um incremento de 100% na verba em relação a 2009. “Com isso mais municípios podem envolver-se na Semana”, afirma o secretário René Barreira, acrescentando que o Ceará tem se destacado desde edições anteriores, tendo obtido o 4o lugar do País na edição de 2009, com 750 atividades.

DIVULGAÇÃO
Para divulgar a produção científica do Ceará, a Secitece irá montar, em paralelo a outras atividades realizadas em diversos pontos do Estado durante o período, uma exposição no North Shopping de Fortaleza. De acordo com René Barreira, a exposição é uma forma de tornar mais acessível o conhecimento das atividades desenvolvidas e popularizar os temas ligados à ciência e tecnologia.

Os projetos escolhidos para a exposição objetivam despertar a curiosidade da população, em especial crianças e jovens. Estará presente na exposição, por exemplo, o primeiro e único animal clonado do Brasil, obtido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece): um cabrito transgênico. Peças teatrais e experimentos interativos também estarão na programação. Outro objetivo da exposição é mostrar que a produção científica local pode ser aplicada no dia a dia, como ocorre no caso do projeto do concreto translúcido, desenvolvido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O material possui características físicas e mecânicas dos concretos convencionais, mas, por ser translúcido, agrega valor estético e é ecologicamente correto, já que permite a passagem da luz para o ambiente. “Ele pode ser fator decisivo para a economia de energia”, explica o professor doutor Francisco Carvalho, responsável pelo desenvolvimento do novo concreto.

A Exposição estará aberta para visitação sempre das 10h às 22h, no terceiro piso do North Shopping, próximo à praça de alimentação.

Estarão presentes as produções das instituições vinculadas a Secitece: Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), ligado a Secitece através de contrato de gestão.

 

 

Fonte:
Jornal O estado-CE
Editoria: Economia
Data: 18/10/10