Congresso discute linguística e ensino

5 de outubro de 2010 - 12:17

Cerca de 600 pessoas devem participar do evento que recebe o apoio do Diário do Nordeste

Fortaleza sedia, de hoje até sábado, o VI Congresso da Associação Linguística Sistêmica Funcional da América Latina (Asfal), realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com o apoio do Sistema Verdes Mares, por meio do Diário do Nordeste. O evento, que terá como espaço o Ponta Mar Hotel, no bairro Meireles, deve reunir uma média de 600 participantes, entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Segundo o presidente da comissão organizadora do VI Asfal, o professor Pedro Henrique Lima Praxedes, o tema desta edição do evento é “A linguística sistêmico-funcional e seu potencial de empoderamento semiótico-discursivo”. Embora possa parecer um assunto relacionado exclusivamente ao curso de Letras, a questão, ressalta o professor, possui aplicações em um campo muito mais vasto.

As pesquisas em torno do tema, explica Pedro Henrique, contribuem para o aprimoramento de práticas pedagógicas e didáticas voltadas para o ensino de letras. A melhora do ensino, aponta, resulta em maior domínio dos alunos sobre as línguas, o que lhes confere maior capacidade de interpretação e expressão, independentemente da área de conhecimento.

O congresso oferecerá 14 minicursos, 11 mesas-redondas – com participação de profissionais de países como Chile, Colômbia, Portugal e China -, seis conferências plenárias e 320 trabalhos a serem apresentados.

Fonte:
Diário do Nordeste