Curso da UTD para comerciários do Centro teve aula inaugural nesta segunda (20)

27 de setembro de 2010 - 13:44

O curso é de Iniciação Digital, realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza

A Universidade do Trabalho Digital (UTD), iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), deu início ao curso gratuito de Iniciação Digital – destinado preferencialmente à população que atua no entorno do centro da cidade – nesta segunda feira (20/09). A aula inaugural foi dada pelo presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro, em solenidade na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL – Rua 25 de março, 882 – Centro), mesmo local em que será ministrado o curso, através de parceria firmada entre as instituições.

A parceria objetiva a capacitação dos comerciários do centro. A CDL funcionará como articuladora entre os empresários, incentivando-os a demandarem os trabalhadores para os cursos. A assinatura do termo de cooperação entre Secitece, Centec e CDL aconteceu dentro da solenidade de iniciação do curso.

O presidente da CDL, Freitas Cordeiro, parabenizou todos os 44 participantes do curso. “Vocês estão adquirindo um produto de alta relevância, que é o conhecimento, componente essencial para qualquer negócio. Antigamente, a avaliação que se fazia de uma empresa era o que ela possuía em estoque, e hoje é medida pela inteligência humana que há nela”.

O presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro, fez na aula inaugural uma retrospectiva do modo de vida do cearense, que ao passar do anos foi inserindo o conhecimento como fator decisivo para seu desenvolvimento profissional. Odorico confirmou o papel do Centec, com a extensão tecnológica no interior, como de grande importância para este novo cenário.

O secretário da Secitece, René Barreira, enfatizou que a inclusão digital é uma estratégia para se fazer a inclusão social. “Queremos formar futuros empreendedores, e não apenas empregados”, disse. No conteúdo programático do curso além das 100 horas para aulas do software livre BrOffice, foram inseridas 20 horas para aulas de empreendedorismo.

Houve espaço no evento para a fala da aluna Maria de Jesus, que representou os demais alunos. Ela citou a satisfação de fazer parte do projeto e das espectativas em relação ao curso, de fundamental importância para sua vida profissional, já que vai “começar do zero”, pois não possui, até então, nenhum conhecimento de informática.

O curso de Iniciação Digital é de nível básico e possui duas turmas, que terão aulas durante três meses. Os professores passaram por processo seletivo, sendo um deles ex-aluno do projeto E-Jovem, do Governo do Estado.

O curso será realizado pelo Instituto Centec, responsável pela execução de 30% dos projetos da UTD, através de convênio firmado com a Secitece. O foco da UTD é a formação gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).