Lançada obra de ginásio poliesportivo

16 de setembro de 2010 - 12:22

Universitários do Cariri vão contar com novos espaços no campus da Urca. A ampliação atende a pleito antigo da classe

Crato – Assinada a ordem de serviço para o início da construção do Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA). A cerimônia contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Teixeira Barreira, e do secretário do Esporte do Estado do Ceará, Ferruccio Petri Feitosa.

A obra, no valor de R$ 3,8 milhões, terá como empresa responsável a Captor Engenharia Ltda., vencedora do processo de licitação.

A perspectiva de construção do Ginásio, segundo o professor Plácido Cidade Nuvens, reitor da Urca, é de 300 dias. O equipamento será construído no campus do Pimenta, no espaço que era utilizado como estacionamento da Expocrato. O reitor destacou a conquista como um passo firme na consolidação da Universidade, além de um sonho acalentado. “Agora iniciamos a concretização desse sonho”, diz. O secretário destacou a importância do Ginásio Poliesportivo da Urca não somente para a comunidade universitária, mas para a cidade e região.

O equipamento é também, segundo ele, uma espécie de centro cultural. “Esporte é cultura. Além das atividades esportivas, dentro de 10 meses teremos um espaço de multiuso, para vários eventos culturais, acadêmicos e sociais, não só esportivos”, assegura.

Aos poucos, o Governo do Estado está ocupando a área da Expocrato. Ali já foram construídos o Restaurante Universitário, inaugurado no último mês de julho, servindo 1.200 refeições diárias aos estudantes, professores e funcionários da Urca, além da Residência Universitária, que está sendo finalizada. A meta é expandir o campus universitário da Pimenta para dentro do Parque de Exposições e construir outro parque fora da cidade. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, é contra a ideia. Ele justifica que já tem um projeto de urbanização e ampliação do atual parque.

O secretário da Secitece anunciou a assinatura da ordem de serviço do Poliespoetivo durante a inauguração do Restaurante Universitário da Urca.

A obra vinha sendo reivindicada pela comunidade estudantil há mais de 14 anos. René Barreira destacou o estado adiantado da obra da Residência Universitária, outra conquista da atual administração e toda a classe estudantil.

MAIS INFORMAÇÕES

Universidade Regional do Cariri (Urca) – Campus da Rua