Fórum quer fomentar o desenvolvimento da CT&I nos municípios cearenses

15 de setembro de 2010 - 10:52

Dos 184 municípios do Ceará, apenas nove possuem uma secretaria destinada à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Este dado sinaliza a necessidade de iniciativas que envolvam os gestores municipais no fomento de políticas na área. Com este objetivo, será lançado, na próxima sexta-feira (17), o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Estado do Ceará, em solenidade no auditório da Faculdade de Educação da UFC. O evento é a primeira atividade do Fórum no Ceará e a segunda no Nordeste: a primeira foi em Pernambuco. Acontece em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e tem o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece).
O diretor-nordeste do Fórum Nacional e secretário de Ciência e Tecnologia do município de Icapuí, Silvio Barreira, explica que a ideia é divulgar para gestores do interior as possibilidades e identificar demandas e oportunidades na área. “Este é um evento importantíssimo para todos os municípios. Queremos que os prefeitos se filiem ao Fórum, para haver uma integração das políticas governamentais nos níveis municipal, estadual e federal, de modo que sejam estabelecidas estratégias comuns de parcerias e apoio mútuo”.

Desconhecimento
Silvio Barreira afirma que falta conhecimento dos prefeitos do interior sobre a importância das atividades relacionadas a CT&I nos municípios. Um caso é o Cinturão Digital, programa do Governo do Estado que possibilita a 82% da população urbana do estado toda infraestrutura para para acesso a internet banda larga de graça. “Para isso é necessário apenas que o prefeito solicite a adesão do município, mas muitos não sabem disso”, afirma Silvio. Outras carências citadas são a falta de divulgação dos editais e da possibilidade de transferência de conhecimentos entre as universidades e municípios. “O Fórum, que existe desde 2001, será um mecanismo para que estas informações cheguem ao interior do Estado”, comenta.

Para o evento de lançamento foi convidado o ministro do MCT, Sérgio Rezende. Dentro dos nomes presentes na programação estão: o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Aragão, que irá tratar dos investimentos do CNPq nos municípios; Raimir Holanda, assessor de TI do Tribunal de Contas do Estado, para falar sobre os projetos de inclusão digital do estado, enfatizando o Cinturão Digital, e Cristiano Terrien, Coordenador de TI da Prefeitura de Fortaleza, mostrando o case da Cidade Digital de Fortaleza. Na ocasião do evento, será lançado pela Secitece o Fórum Estadual de CT&I.

 

Fonte:
Jornal O estado-CE
Editoria:  Municípios
Data: 15/09/10