Reitor empossa diretoria da Unilab

31 de agosto de 2010 - 12:14

A emoção de ver concretizado o sonho de ter funcionando, no Ceará, uma nova universidade federal e o agradecimento a todos que deram sua colaboração para a mais recente instituição pública de ensino superior foram ressaltados no discurso do reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Paulo Speller ontem, pela manhã. Em solenidade no auditório da reitoria da Universidade Federal do Ceará, ele deu posse aos membros da equipe que conduzirá a Unilab.

A professora Maria Elias Soares, da UFC, tomou posse como vice-reitora; o professor Jacques Therrien, também da UFC, na função de pró-Reitor de Graduação; a assistente social Adênia Maria Augusto Guimarães como pró-Reitora de Administração e Planejamento, e a técnica Leslie de Almeida Cláudio como chefe de Gabinete do reitor. As duas últimas faziam parte dos quadros da Universidade Federal do Mato Grosso.

O reitor da UFC, Jesualdo Farias, que estava na solenidade, ressaltou o momento histórico para o Estado. Disse já serem previsíveis os efeitos positivos que a Unilab desencadeará na região do Maciço de Baturité, onde fica Redenção, favorecendo o intercâmbio com e professores e estudantes dos países de Língua Portuguesa, principalmente da África. Estudantes africanos da Faculdade Terras do Nordeste (Fatene), sediada em Caucaia, prestigiaram os novos dirigentes e cantaram música típicas do continente.

Início das aulas

Até o fim deste ano, deve ser concluída a reforma dos prédios do Campus da Liberdade, onde funcionará provisoriamente a Unilab. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2011 e a oferta inicial de 350 vagas será para os cursos de graduação de Enfermagem, Agronomia, Administração Pública, Engenharia de Energia e Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. (Rita Célia Faheina)

QUEM FARÁ A UNILAB
> A Vice-Reitora empossada, Maria Elias Soares, é graduada em Comunicação Social e Letras, pela UFC, tem doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Exercia a função de Coordenadora de Assuntos Internacionais na UFC.

> Jacques Therrien, Pró-Reitor de Graduação, pertence aos quadros da UFC, é bolsista de produtividade e pesquisa e orientador de Doutorado. É Doutor em Educação pela Cornnel University, dos Estados Unidos e professorcolaborador da UECE.
> A Pró-Reitora de Administração e Planejamento, Adênia Maria Augusto Guimarães, é cearense de Jaguaribara, graduada em Serviço Social pela UECE e há 20 anos compunha os quadros da Universidade Federal do Mato Grosso. Foi redistribuída para a UFC a fim de compor a comissão de implantação da Unilab. É especialista em Comportamento Humano nas Organizações e em Políticas Públicas.

> Leslie de Almeida Cláudio, que será a chefe de gabinete do reitor Paulo Speller, é egressa da Universidade Federal do Mato Grosso e uma das integrantes da Comissão de Implantação da Unilab.

 

 

Fonte:
Jornal O POVO
Editoria: Ceará
Data: 31/08/10