Seminário

24 de agosto de 2010 - 12:02

Nos dias 26, 27 e 28 de agosto realiza-se o III Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos e III Mostra Leme de Fotografias e Filmes Etnográficos, no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará. O Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (Leme) constitui-se como espaço de interlocução e pesquisa para investigadores preocupados com os processos de mobilização dos grupos étnicos da região Nordeste, tanto indígenas como quilombolas, suas formas de iteração social e suas perspectivas de desenvolvimento.

Nos últimos dois anos, o Laboratório realizou dois seminários. O I Seminário do Leme e I Mostra de Fotografias e Filmes Etnográficos – Indígenas e Quilombolas: perspectivas cruzadas aconteceu em junho de 2008, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em maio de 2009, realizou-se o II Seminário do Leme e II Mostra Leme de Fotografias e Filmes Etnográficos, no Museu da Imagem e Som (Misa), em Maceió- AL, sendo que a temática foi Movimentos Étnicos e Sociais: sua Relevância para Contextos Contemporâneos.

Este ano, em Fortaleza, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), o III° Seminário e III Mostra do Leme trazem o seguinte tema: Mobilizações Étnicas, Políticas Públicas e o Reconhecimento de Direitos Culturalmente Diferenciados num Mundo Globalizado.

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Coluna: Tarcísio  Holanda
Data: 24/08/10