Formação da juventude

10 de agosto de 2010 - 12:01

O Ceará, a partir da elaboração do Plano Integrado de Educação Profissional e Tecnológica, em março de 2008, vem desenvolvendo importantes programas e projetos destinados à capacitação de mão de obra básica e qualificada visando atender às demandas dos projetos estruturantes, tais como: refinaria da Petrobras, siderúrgica, termoelétrica, mineração e energias renováveis, dentre outros. Nessa perspectiva, destaca-se o Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), em construção no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o qual oferecerá cursos de soldagem, mecânica de ajustagem, calderaria, eletricista e outros, devendo capacitar 12 mil pessoas por ano. O CTTC representa um investimento de R$ 26.690.765,22, compreendendo obra física e equipamentos.

Estão sendo construídos no Sertão Central, em Iguatu, e no Litoral Oeste, em Itapipoca, dois campi multi-institucionais que deverão abrigar duas faculdades de tecnologia do Instituto Centec (Fatecs) e os cursos ofertados pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual do Ceará (Uece). A Fatec de Iguatu oferecerá cursos técnicos de manutenção e suporte de informática e de recursos humanos e cursos tecnológicos superiores de gestão de Tecnologia da Informação (TI) e de gestão pública.

Na Fatec de Itapipoca serão ministrados cursos técnicos de automação industrial, eletromecânica e manutenção e suporte em informática bem como cursos tecnológicos, de nível superior, em gestão de TI, eletrônica industrial e manutenção industrial. Nesses dois equipamentos que serão concluídos até o final deste ano, estão sendo investidos R$ 23.371.654,75.

A partir da instalação, em Sobral, de um Centro de Educação à Distância (CED), conectado com o Cinturão Digital, além do ensino profissionalizante presencial ofertado pela Seduc e o Instituto Centec, serão desenvolvidos projetos de formação profissional semi-presenciais que deverão beneficiar jovens não apenas da região Norte, mas também de outras regiões
do nosso Estado.

Considerando a importância estratégica das modernas tecnologias da informação e comunicação, foi instalada a Universidade do Trabalho Digital (UTD) que funcionará no edifício do cine São Luiz, cuja reforma está sendo concluída, o que contribuirá para a requalificação do centro de nossa cidade. A UTD oferecerá cursos de iniciação digital, PHP avançado, design de jogos, design gráfico, Java avançado, Linux, suporte a banco de dados e conectividade e segurança da informação.

Através desses programas e projetos, o Governo do Estado, envolvendo as Secretarias da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, a Secretaria da Educação e o Instituto Centec, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, está cumprindo com a sua responsabilidade de proporcionar à juventude cearense oportunidades de formação profissional de excelência, tão importante para sua inserção num mercado de trabalho cada vez mais exigente, contribuindo desta forma, para o desenvolvimento socioeconômico, sustentável e includente do nosso Estado.

René Barreira – Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Governo do Estado do Ceará

Fonte:
Jornal O POVO