Secretários de C&T discutem investimentos em novos CVTs

6 de agosto de 2010 - 10:06

Os secretários de Ciência e Tecnologia dos estados do Nordeste vão estar em Fortaleza (CE) a partir desta quinta-feira, 5 de agosto, para participar do Fórum Regional do CONSECTI – Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, presidido pelo secretário da Secitece, René Barreira.

Em destaque nessa reunião, os secretários de C&T vão tratar dos investimentos para implantação e modernização dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) dos estados nordestinos.

Os recursos para os CVTs giram em torno de R$ 34 milhões e são oriundos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), que, em parceria com o CONSECTI, acordou na aplicação de 1,5% do Fundo Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a Ciência e Tecnologia e, especificamente, em projetos de CVTs.

Os CVTs foram escolhidos por serem unidades de ensino técnico e profissional, voltados para o desenvolvimento econômico da região através da capacitação de micro e pequenas empresas e arranjos produtivos locais. Atualmente, existem cerca de 75 CVTs em todo o Nordeste.

René Barreira fará a abertura do evento na sala de videoconferência. Em seguida o diretor presidente do Instituto CENTEC, Prof. Odorico Monteiro fará a apresentação institucional das ações, programas e projetos desenvolvidos pelo Instituto no estado do Ceará, vinculado a Secitece.

Na pauta dos secretários constam ainda reuniões com Ivon Fittipaldi, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para o Nordeste, com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Para ver a programação completa, acesse:

Fórum Regional do CONSECTI em Fortaleza (CE)
Local: Hotel Praia Centro, Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema
Data: 5 e 6 de agosto de 2010