ICID 2010: Validadas propostas de políticas para o Semiárido Brasileiro

26 de julho de 2010 - 09:02

O Comitê Técnico Científico do Encontro Regional Nordeste da Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010) se reuniu na segunda-feira, dia 19 de julho, em Recife (PE), para concluir e consolidar o documento que contém as propostas de políticas públicas para o Semiárido Brasileiro, a ser apresentado no evento internacional, marcado para o próximo mês de agosto, em Fortaleza (CE).

O Grupo de Trabalho (GT) esteve formado por representantes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Instituto Nacional do Semiárido (INSAMCT), Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco (SRHPE), Agência Pernambucana de Água e Clima (APC), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), além das Universidades Federal e Estadual de Pernambuco (UFPE e UPE).

A intenção do Comitê é não deixar que as sugestões elencadas na ICID Regional, ocorrida no último mês de junho, sejam caracterizadas apenas como um diagnóstico, mas fortalecer esses temas e levá-los à discussão em mesas de diálogo, dentro da ICID Internacional.

O documento-referência será socializado durante o evento, em Fortaleza, com o intuito de se formular políticas públicas efetivas e garantir a governança das mesmas para o Semiárido Brasileiro, conforme adiantou o diretor do INSA, Roberto Germano Costa.

“Nós sugerimos essa discussão, devido à sua importância para a Região. Essa é, inclusive, uma das metas contidas no Plano de Ação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)” – frisou Germano.

Durante a ICID, também serão realizadas outras mesas de diálogo, levando-se em consideração seu caráter político e operacional. Dentre outras instituições a serem convidadas está a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e a Agência Nacional de Águas (ANA).

Saiba mais sobre a ICID 2010 na página www.icid18.org