Equipe do Ministério da Integração verifica potencialidades e faz visitas técnicas no Cariri

26 de julho de 2010 - 11:31

Uma equipe do Ministério da Integração Nacional (MIN), das Secretarias das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) realizou uma série de visitas na última semana a equipamentos turísticos dentro da área do Geopark Araripe. Também recebeu visita técnica a construção da sede administrativa do projeto. O grupo realizou reuniões para verificar as potencialidades e necessidades dos diversos setores, voltados ao desenvolvimento regional.

Há possibilidades de mais investimentos na região, por parte do MIN, principalmente no sentido de melhor equipar o prédio próprio do Geopark, que deverá ser inaugurado até outubro deste ano. A construção foi iniciada em março, na cidade do Crato, no Campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri (URCA). Estão sendo investidos em equipamentos e na obra R$ 778 mil. Desse montante, o prédio de 441 metros quadrados leva R$ 500 mil. Os técnicos realizaram várias avaliações, por meio de reuniões junto à equipe multidisciplinar do Geopark e da URCA. A sede contará com uma sala multiuso (auditório para cem pessoas), sala de exposição, sala de reuniões, diretoria, área de acesso para portadores de deficiência e sala técnica. Também será adquirido um veículo por meio do convênio firmado.

São seis cidades do Cariri incluídas no Geopark, com a identificação de 10 geossítios, onde estão sendo trabalhados principalmente três focos: o geoturismo, geoeducação e a geoconservação das áreas. A secretária Nacional de Programa Regional do MIN, Márcia Damo, afirma que hoje a região é prioritária na política nacional de desenvolvimento nacional. “Temos algumas regiões, denominadas mesorregiões que são prioritárias nessa política”, diz. O Cariri está sediado na área da Meso Araripe, dentro de um programa de desenvolvimento que integra várias regiões do Brasil. As principais potencialidades das localidades incluídas nessa política nacional estão sendo trabalhadas por meio diversos projetos.

A Secretária Nacional esteve reunida com o Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, e Vice-Reitora, Otonite Cortez, além da Secretária Adjunta da SECITECE, Teresa Lenice Mota, a arquiteta da Secretaria das Cidades, Emanuela Monteiro, e o gerente da Mesorregião da Chapada do Araripe, Rafael Paiva, dentre outros técnicos das secretarias e integrantes do Projeto Geopark Araripe.

Fonte: Assessoria de Comunicação da URCA