Projeto faz seleção de bolsistas

20 de julho de 2010 - 12:36

As inscrições são na sede de cada telecentro comunitário. O valor de cada bolsa será R$ 241,50

Russas. O Projeto Ação Digital, neste Município do Vale do Jaguaribe, está selecionando 52 bolsistas de extensão e inovação tecnológica para atuarem como facilitadores no Programa Telecentros.BR, do Governo Federal, nesta cidade. As inscrições são realizadas na sede de cada telecentro comunitário. O valor de cada bolsa será de R$ 241,50 e será custeado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os interessados em concorrer às vagas na Sede e na Zona Rural podem inscrever-se em qualquer telecentro russano até o dia 5 de agosto. A seleção compreenderá exame de conhecimentos em Português, Informática Básica e Conhecimentos Específicos, e a realização de entrevista para preenchimento das vagas.

Serão oferecidas 20 vagas para a Sede e 32 para a Zona Rural, totalizando 52 vagas, distribuídas entre os Telecentros Comunitários, onde se realizam as inscrições.

Recentemente, a Prefeitura de do Município de Russas teve projeto aprovado pelos ministérios de Ciência e Tecnologia, Comunicações e Planejamento, que integram o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital. O projeto prevê a instalação de 13 novos telecentros e o apoio aos outros 13 que já existem no Município. Com um orçamento de R$ 165 milhões, em todo o Brasil, foram contempladas apenas 63 iniciativas dentre 1.071 concorrentes.

No Estado do Ceará, foram contemplados os municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Iguatu, Cascavel e, também, Russas.

Sensibilização

O Projeto Ação Digital tem como principal objetivo sensibilizar a população de Russas sobre a importância da inclusão digital e capacitar, continuamente, na área de informática, por meio de software livre.

Durante pelo menos cinco anos ininterruptos, 120 jovens de escolas públicas municipais e estaduais de Russas serão capacitados, tendo em vista a compreensão do papel e do uso da informática, permitindo a reflexão sobre a utilização do computador como recurso tecnológico de qualificação profissional.

Atendimento

No ano de 2009, foram atendidas mais de 1.500 pessoas e 98 alunos formados. No ano de 2010, já são 373 pessoas capacitadas em13 opções de cursos, que inclui até confecção de artesanato, com reciclagem de peças de computador.

Participantes

1.500 Jovens são atendidos pelo Projeto Ação Digital, no Município de Russas, localizado na região do Vale do Jaguaribe, no Estado do Ceará. Lá, eles são capacitados

MAIS INFORMAÇÕES
Projeto Ação Digital de Russas (PAD)