Lula sanciona lei que cria Unilab

20 de julho de 2010 - 12:13

A Unilab irá funcionar, a partir do próximo ano, inicialmente em sedes provisórias: no imóvel onde funcionava a prefeitura de Redenção e em espaçoque seria destinado a um centro cultural

A lei que cria a Universidade da Integração Internacional Luso-Afro-Brasileira (Unilab) será sancionada hoje, no Palácio do Itamaraty, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade, a partir das 15 horas, na sala Brasília, terá a presença do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, do presidente da Comissão de Implantação da Unilab, Paulo Speller, e do governador Cid Gomes, entre outras autoridades.

A segunda universidade federal do Estado vai ser instalada em Redenção, município escolhido por ter sido o primeiro do Brasil a libertar os escravos (em 1º de janeiro de 1883, quando houve a alforria de 116 escravos do então lugarejo da vila de Acarape). Inicialmente, a nova universidade funcionará em dois espaços provisórios: no prédio que sediava a prefeitura do município e em outro que seria destinado a um centro cultural.

O acesso dos estudantes brasileiros aos primeiros cursos ofertados pela Unilab, em 2011, será por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro. Já os estudantes estrangeiros serão avaliados nos países onde moram.

A Unilab terá como objetivo fortalecer a cooperação internacional entre professores e alunos dos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente as nações africanas. Além do Brasil, a CPLP é composta por Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e até Macau, região administrativa especial da China.

No primeiro ano de funcionamento, a Unilab receberá 350 alunos do Brasil e dos outros países da CPLP para os cursos de Enfermagem, Formação de Professores, Gestão Pública, Agronomia e Engenharia de Energia. A meta da instituição é, no futuro, contar com cinco mil estudantes nos cursos de graduação, mestrado e doutorado.

SAIBA MAIS

Redenção está localizada na região do Maciço de Baturité, a 55 quilômetros de Fortaleza. Tem uma população de 26.768 habitantes segundo estimativa do IBGE (2009).

A Unilab terá inicialmente a tutoria da UFC com relação à estrutura física e de recursos humanos complementares para sua instalação. Enquanto a Unilab não estiver totalmente criada, será de competência da UFC receber os primeiro recursos e tocar a implantação da Unilab, transferindo a ela, posteriormente, toda a sua estrutura, inclusive de novos equipamentos.

O terreno que abrigará o campus da Unilab é uma doação do Governo do Estado que também se comprometeu a ampliar a estrada que liga Fortaleza à Redenção, alargando a segunda metade do percurso.

Para abrigar os estudantes em Redenção, cidade com estrutura ainda deficiente em hospedagem, o projeto arquitetônico da Unilab contemplará amplos pavilhões de residência estudantil, a exemplo das universidades federais de Viçosa (MG) e Santa Maria (RS).

Fonte:
Jornal O POVO