O polêmico filósofo francês Sartre é lembrado pelos 50 anos de sua visita ao Brasil

15 de julho de 2010 - 11:27

Para celebrar o cinquentenário da passagem do filósofo francês Jean-Paul Sartre pelo Brasil e do lançamento do seu livro ?A crítica da razão dialética, o Grupo de Estudos Sartre (GES) do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vai realizar de 28 a 31 de julho, o III Seminário do Grupo de Estudos Sartre. O evento acontecerá no Centro de Humanidades (CH) da UECE ? Campus de Fátima ? na Avenida Luciano Carneiro, 345, bairro de Fátima.

O III Seminário do Grupo de Estudos Sartre é aberto ao público e os interessados já podem se inscrever, no hall de entrada do CH, no horário das 9h às 12h e das 18h às 20h. Os participantes não residentes no Ceará devem agendar as inscrições através do e-mail sartre@uece.br. A taxa é de R$ 15,00, que pode ser paga no dia da abertura do seminário e com direito a pasta, bloco de notas, caneta e a revista ?Cadernos Sartre?.

O evento pretende fazer um resgate histórico, político e artístico do pensamento sartriano no período compreendido, principalmente, entre a década 1960-1970, quando Sartre visita o Brasil, de norte a sul, durante dois meses juntamente com a sua companheira Simone de Beauvoir. Para uma temporada de dois meses, Sartre e Simone chegaram ao Brasil, em agosto de 1960, e no dia 31 deste mesmo mês, dava a sua primeira entrevista à imprensa brasileira. Jean-Paul Sartre veio ao Ceará e visitou, inclusive, a Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo recebido pelo Reitor Antônio Martins Filho. Nesse evento, os diferentes acontecimentos da vida de Sartre, como o pensamento existencialista e marxista do filósofo francês será exaustivamente debatido.

O convite para visitar o Brasil partiu do escritor baiano Jorge amado e de alguns intelectuais brasileiros. Na mesma época, ou seja, em 1960, Sartre lançaria o seu livro ?A crítica da razão dialética?. O GES, com a realização do III Seminário do Grupo de Estudos Sartre comemora os cinqüenta anos da vinda do filósofo ao Brasil e o lançamento de seu livro.

O filósofo, romancista e dramaturgo francês nasceu em Paris, no dia 21 de junho de 1905, e morreu aos 74 anos, no dia 15 de abril de 1980. Jean-Paul Sartre é um dos maiores nomes da filosofia existencialista do século XX, que tem como instrumento de conhecimento a existência do ser no mundo.

Segundo a comissão organizadora, a programação do seminário consta de conferências realizadas por professores renomados, mesas redondas, minicursos, oficinas de arte, lançamento da revista ?Cadernos Sartre 3?, espetáculo de dança, música e teatro, café filosófico, comunicações de estudantes de graduação e de pós-graduação.

Contato: professora Eliana Sales Paiva: 9633-9992