Aprovada criação da Unilab

9 de julho de 2010 - 08:49

Brasília O Senado aprovou ontem projeto de autoria do Executivo que cria a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), a ser instalada no município de Redenção (CE). Por acordo de líderes, a proposta, que teria decisão terminativa na Comissão de Educação (CE), acabou indo a Plenário e agora vai à sanção.

Decisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Depois de aprovados pela comissão, alguns projetos não vão a Plenário: eles são enviados diretamente à Câmara dos Deputados. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis.

A proposta de criação da Unilab foi relatada, na Comissão de Relações Exteriores, pelo senador Tasso Jereissati (PSDB). Em seu relatório, Tasso rejeitou emendas apresentadas pelos senadores Aloizio Mercadante (PT) e Antonio Carlos Junior (DEM) que iriam causar prejuízo ao trâmite da matéria, fazendo com que na matéria retornasse à Câmara para nova apreciação. Além disso, as emendas fariam com que o projeto da Unilab, fosse dividido entre o Ceará e a Bahia.

Os cursos da Unilab deverão enfatizar as áreas de formação de professores, o desenvolvimento agrário, gestão e saúde pública. Estão previstas a criação de 150 cargos de professor, 69 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível superior e 139 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível médio, além de 37 cargos de direção e 130 funções gratificadas.

Fonte:
Diário do Nordeste