Lançado edital para contratar 186 professores para 45 cidades

8 de julho de 2010 - 08:59

O Centro de Formação de Instrutores do Instituto Centec em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) lançam edital para contratação de 186 professores para o ensino médio integrado. A seleção supre a demanda por professores de nível técnico, em virtude da criação de novas escolas profissionalizantes no Ceará. 45 municípios deverão receber os novos docentes, entre eles: Fortaleza, Caucaia, Sobral, Russas, Quixadá, Crato e Redenção. Das 186 vagas, 5% estão reservadas para deficientes.

O edital irá selecionar professores das áreas de informática, guia de turismo, segurança do trabalho, enfermagem, comércio, finanças, meio ambiente, aquicultura, edificações, agroindústria, produção de moda, hospedagem, modelagem do vestuário, contabilidade, secretariado e administração. Destaque para novidades como estética e massoterapia.

Por ser uma instituição privada, a seleção de novos professores pelo Centec não é afetada pelo período eleitoral, quando é proibido realizar concursos públicos. A secretária estadual da Educação, Izolda Cela, explica que as escolas estaduais de educação profissional funcionam em tempo integral, de 7 às 17 horas. Izolda Cela explica ainda que o currículo do ensino médio é diferenciado, pois acrescenta conhecimento técnico-profissional e período de estágio no fim do curso.

Odorico Monteiro, presidente do Centec, diz que os cursos são oferecidos levando em conta a demanda e a realidade de cada região. Os cursos de informática e enfermagem são os únicos oferecidos em quase todos os municípios, somando 100 vagas. 365 professores já foram contratados desde 2008, quando começou a primeira turma.

“Além do ensino profissional, o objetivo do projeto é preparar para a vida”, explica Monteiro. È o que diz Andréa Rocha, articuladora da educação profissional da Seduc. Ondina Canuto, membro da diretoria de ensino do Centec, diz que o Centro trabalha com a expressão “itinerário formativo”, onde todos os projetos trabalham em conjunto para que o estudante tenha continuidade na sua formação.

E-MAIS

EDITAL
O edital para a seleção de professores estará disponível no site: http://drh.centec.org.br.

INSCRIÇÕES
As inscrições vão até o dia 12 de julho, pelo site. Será cobrada uma taxa de R$ 35.

SELEÇÃO
A seleção consta de três etapas: prova objetiva, avaliação do currículo e prova prática.

RESULTADO
O resultado será divulgado no dia 6 de agosto. A jornada de trabalho para os professores selecionados será de 20 horas semanais com salário de R$ 1.335,00.

PRÉ-REQUISITOS
Candidatos a professor – graduação ou curso técnico na área de interesse. Desejável experiência na profissão e na docência.

NÚMEROS
É O NÚMERO DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO,
MIL ALUNOS SÃO ATENDIDOS NESSAS ESCOLAS.

Fonte:
Jornal O POVO