Homenagem a “Seu Holanda”: Compromisso com o trabalho e com a vida

18 de junho de 2010 - 16:23

Há uma semana a Secitece perdeu o servidor Abgar Holanda, mais conhecido por todos por “Seu Holanda”. Com 85 anos, Seu Holanda faleceu no último dia 05 de junho, de falência múltipla de órgãos . A missa de sétimo dia acontecerá às 17 horas desta sexta-feira, 18 de junho, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza.

Seu Holanda ingressou no Sistema como servidor de carreira do Nutec, no ano de 1979. Em 1991, aos 66 anos, aposentou-se, mas nem por isso quis deixar de exercer atividades no Estado. Em 1995, entrou na Secitece, fazendo parte da Comissão Permanente de Licitação.

Até antes de morrer, Seu Holanda desenvolvia suas atividades na Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins) da Secitece, com o serviço de seleção das notícias importantes para o Sistema nos jornais impressos (clipping).

Os servidores da Secitece têm boas recordações de Seu Holanda. “Não podemos esquecer da sua alegria de ser e de estar em harmonia com todos. Cumprimentava sempre com um forte e firme aperto de mão, sorriso e palavras carinhosas. Achava tempo para cuidar de todos nós e, se adoecíamos, nos telefonava. Quando retornávamos ao trabalho ele vinha a nossa sala fazer uma visita e perguntar se realmente estávamos bem”, lembram Anna Cavalcante, da Adins, e Ana Célia Freire, da Célula de Educação Superior (Cesup).

As duas ressaltam que não viam Seu Holanda se queixar de dores ou incômodos. “O compromisso e a responsabilidade com o trabalho e com a vida fizeram com que trabalhasse até 10 dias antes do seu falecimento”.

A vontade de passar para os outros a sua garra em viver, fez com que Seu Holanda pusesse em prática uma frase que ele mesmo distribuiu entre os colegas de sala, no começo do ano: “A idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem” –  Tyron Edwards.