MEC divulga datas do Enem

11 de junho de 2010 - 09:53

As inscrições serão realizadas de 21 de junho a 9 de julho e poderão ser feitas exclusivamente pela internet

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, ontem, que o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 será de 21 de junho a 9 de julho, exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.

No Ceará, três universidades públicas adotarão o Enem como critério de admissão: Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá optar entre inglês ou espanhol.

No primeiro dia do Enem, as provas serão de Ciências da Natureza e Humanas, cada uma com 45 questões. No outro, os candidatos serão avaliados em Matemática e Linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma Redação. No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30. No segundo, os estudantes terão uma hora a mais e a prova terminará às 18h30.

Será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35,00. Os alunos de escolas públicas são isentos. As provas também continuarão a ser aplicadas nos presídios, em datas diferentes. Os detalhes serão publicados em uma portaria na próxima semana.

As regras do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) também foram divulgadas, ontem, no Diário Oficial da União (DOU). Os estudantes interessados em disputar uma das bolsas oferecidas para o segundo semestre de 2010 devem fazer a inscrição pela internet entre a próxima terça-feira e o dia 19 de junho.

Bolsas

O programa oferece bolsas para alunos de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Para se candidatar ao benefício é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2009 e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular como bolsista.

O Ministério da Educação ainda não fechou o total de bolsas que serão oferecidas, mas a estimativa é de que sejam, no mínimo, 60 mil, entre parciais e integrais. As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, e as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não seja superior a três salários mínimos. Os candidatos podem escolher três opções de instituições de ensino, cursos ou turnos. A nota no Enem 2009 será usada para o preenchimento das vagas.

O MEC divulgou ainda que a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSu) oferecerá 16.573 vagas em 35 instituições públicas de Ensino Superior. Haverá opções em cursos superiores de bacharelado, licenciatura e de tecnologia para ingresso no segundo semestre de 2010. As inscrições no processo seletivo estão abertas a partir de hoje e seguem até dia 14.

Fascículos

Com o objetivo de contribuir para a preparação dos estudantes que farão o Exame este ano, o Diário do Nordeste circula, hoje, com o terceiro fascículo do Projeto Desafio Enem 2010 – Superação Jovem. Desta vez, o tema é “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”.

O material é desenvolvido pelos principais pedagogos do Estado. Além do material encartado, foram criadas vídeo-aulas e chamadas de rádio, veiculadas no Portal verdes Mares e na Rádio FM 93, para que os alunos tirem suas dúvidas.

MAIS INFORMAÇÕES:
O Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições devem ser feitas no site www.mec.gov.br

Fonte:
Diário do Nordeste