Encontro debaterá temas da Astronomia

11 de junho de 2010 - 11:44

JOVENS DE LIMOEIRO têm acesso a telescópio para observação dos astros no universoMELQUÍADES JÚNIOR

Astronauta brasileiro Marcos Pontes conversará com estudantes das escolas públicas de Limoeiro

Limoeiro do Norte. Este Município sediará de 16 a 19 próximos o 6º Encontro Regional de Ensino da Astronomia (EREA). Com o evento, o Ceará mais uma vez é lembrado pelo interesse nos planetas e nas estrelas. A promoção do encontro ocorre após alguns fatos que destacam o Estado no tema. Entre eles, uma estudante de Russas que alcançou uma das melhores colocações do País na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) em 2007.

Outro fato de destaque é que Limoeiro do Norte ficou nacionalmente conhecido pela – proporcionalmente – maior participação já registrada na OBA, em 2008. Também o Município de Sobral já venceu concurso nacional com as “Noites Galileanas”, em 2009.

É a segunda vez que o Ceará sedia o encontro que reúne professores de vários Estados interessados na difusão do ensino da Astronomia nas escolas públicas. Com a presença do astronauta brasileiro Marcos Pontes, o evento ainda ensejará o já conhecido “Noite nas Estrelas”, com observação dos planetas com telescópio na praça pública. Estarão presentes educadores de todo o País. É o segundo encontro no Ceará e o terceiro este ano, depois de passar por Rio Grande do Sul, em março, e São Paulo, em abril.

Com o crescente interesse de crianças e jovens participando da OBA, os professores da área de Ciências viram-se obrigados a ampliar os conhecimentos astronômicos. Os alunos passaram a exigir mais do que as superficiais informações trazidas nos livros didáticos de ciência, identificando apenas nome dos planetas e a distância que cada um está do sol. Para atender aos alunos cada vez mais curiosos, foi criado o projeto Noite nas Estrelas. Sempre em noites de lua na fase quarto-crescente, uma comunidade de Limoeiro é visitada com telescópio, tela de projeção de vídeo e profissionais como o professor e astrônomo Dermeval Carneiro, que profere palestra sobre a origem do universo, do sol, dos planetas, assim como o surgimento e desaparecimento dos dinossauros da face da terra.

A praça pública ou o pátio de um colégio transformam-se na sala de aula. Os alunos são todo e qualquer curioso da comunidade, da criança ao aposentado. O professor mostra Júpiter no telão e outros curiosos veem esse planeta e seus quatro satélites – calixto, canímedes, Io e Europa em cada um dos dois telescópios oferecidos pela Prefeitura ao Núcleo de Astrociência, o primeiro criado no interior do Estado. Além de ver os astros, o Projeto Noite das Estrelas aproxima, literalmente, as comunidades dos objetos extra-terrestres, como é o caso do “pedaço do sol”, como o astrônomo palestrante batizou um pedaço de meteorito caído no Município de Pereiro, no Vale do Jaguaribe, na década de 60. Tão empolgado quanto as crianças é o professor Edgardo Bessa, coordenador do Núcleo de Ciências da Secretaria Municipal de Educação Básica de Limoeiro. “Os professores que ficam contagiados com o assunto podem repassar melhor para seus alunos”.

Mais uma vez as lentes das lunetas e telescópios estarão apontadas para o céu, além de exibição das imagens em telões e estandes com exposição de fotos, textos e equipamentos da Agência Espacial Brasileira. Tudo isso fará parte do Noite das Estrelas, no dia 18 na Praça José Osterne, no largo da Igreja Matriz de Limoeiro do Norte.

ENSINO

“Os professores que ficam empolgados com o assunto podem repassar melhor o tema para seus alunos”
Edgardo Bessa
Coord. do Núcleo de Ciências da Sec. de Educação