Funceme: radar de R$ 13 milhões
9 de junho de 2010 - 14:25
Vem aí umanovidade tecnológica para reforçar o arsenal de ferramentas de que oCeará já dispõe para a prevenção e para o planejamento de suaspolíticas de gestão dos recursos hídricos: um radar meteorológico dealta potência. Ele será instalado pela Funceme na Serrinha de SantaMaria, bem no sertão do município de Quixeramobim. Esse equipamento é oque há de melhor hoje no mundo na área tecnológica voltada para ameteorologia.
Segundo os técnicos da Secretaria de Ciência eTecnologia, ele será capaz coisas incríveis. Por exemplo: se uma chuvade 100 milímetros desabar sobre a bacia hidráulica do Castanhão, oradar, que operará auxiliador por um super computador, logo calculará einformará o volume de água que aquele açude receberá, facilitando omonitoramento da vazão e evitando enchentes a jusante. Tem mais: oradar emitirá, automaticamente, um extrato que revelará aosagricultores a pluviosidade registrada no seu roçado e o nível deumidade do solo, orientando-o para a hora certa de plantar.
Tão potenteassim, esse radar teria de ser caro: custará R$ 13 milhões, que serãodivididos entre o Governo Federal e o estadual. Mas esse super radardemocratizará o seu serviço, pois cobrirá, também, além de todo oEstado do Ceará, parte dos estados da Paraíba, de Pernambuco, do Piauíe do Rio Grande do Norte. Agora, é torcer para que em 2011 voltem aschuvas.
Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Economia – Egídio Serpa
Data: 08/06/2010