Microscópio confocal é novo aliado nas pesquisas no Estado

8 de junho de 2010 - 10:45

O equipamento que possibilita a captura de imagens em 3D foi uma aquisição da Secitece

Um avançado instrumento para a ciência agora faz parte do acervo daUniversidade Estadual do Ceará: o microscópio confocal. Oequipamento é utilizado para aumentar o contraste da imagemmicroscópica e construir imagens tridimensionais. O microscópiopossui diversas aplicabilidades na ciência, como a obtenção deimagens de amostras vivas e de informação computorizada em 3D napesquisa biológica, na análise química e de materiais. Oinvestimento para a compra do equipamento foi da Secretaria daCiência, Tecnologia e Educação Superior do Estado e girou em tornode R$ 1 milhão de reais.

 
Deacordo com Ana Paula Rodrigues, professora pós-doutora do curso deCiências Veterinárias da Uece, um microscópio deste porte irácontribuir para a infra-estrutura e o desenvolvimento das pesquisasna Universidade, melhorando a qualidade e a valorização dosestudos. “Com isso, aumentam as chances de publicação em revistasde alto impacto, o que irá tornar os pesquisadores mais competitivospara a captação de recursos e a atração de colaboradores deoutras instituições”, afirma. Ana Paula diz ainda que empresas ehospitais que desejem usar a microscopia confocal também poderãoter este serviço prestado pela Uece.

Omicroscópio já possui demandas dos programas de Pós-graduação emCiências Veterinárias da Uece e da Rede Nordeste de Biotecnologia(Renorbio). No entanto, ele poderá ser utilizado por pesquisadoresde cursos nas áreas da saúde, química e física.

Uece capacita para uso do equipamento

Omicroscópio confocal foi tema de uma capacitação realizada naUniversidade Estadual do Ceará, dos dias 3 a 7 de maio. O Curso deMicroscopia Confocal foi uma iniciativa da Faculdade de Veterináriae do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos OvarianosPré-antrais da Universidade.

Ocurso foi ministrado pelos professores Marcelo Pelajo e CéliaBressan, da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro e de Recife,respectivamente. Participaram da capacitação cerca de 60 pessoas,abrangendo desde universitários, técnicos e um pós-doutor, o queenquadra-se, segundo Ana Paula Rodrigues, dentro da política dogoverno do estado de possibilitar a utilização do equipamento pormultiusuários. Uma professora da Universidade Estadual de São Pauloe uma pesquisadora da Embrapa do Distrito Federal vieram para acapital exclusivamente para o curso.