Desenvolvimento sustentável

2 de junho de 2010 - 13:59

A 4ª CNTI se propõe discutir políticas de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do País.

Por René Barreira
Secretário da Secitece e Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti)

Aconteceu na última semana em Brasília, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação & 4ª CNCTI, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações de Apoio à Pesquisa (Confap).

A 4ª CNCTI se propôs a discutir políticas de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do País, através da abordagem dos seguintes eixos temáticos: O Sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na sociedade e nas empresas; Pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas e Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social numa visão de futuro. A perspectiva é elaborar-se um Plano Nacional de C&T e Inovação para 2011 & 2020, a partir de uma avaliação do atual plano (2007 & 2010).

Com apoio do MCT, Consecti, Confap, foram realizadas conferências estaduais preparatórias da 4ª CNCTI em quase todos os estados, bem como cinco conferências regionais (Norte/Belém, Nordeste/Maceió, Centro-Oeste/Cuiabá, Sudeste/Vitória e Sul/Porto Alegre.

No Ceará realizamos a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, em Fortaleza, precedida de quatro conferências regionais no Interior do Estado (Vale do Jaguaribe/Limoeiro do Norte; Cariri e Centro Sul/Crato; Sertão dos Inhamuns/Tauá; e Norte/Sobral.

A representação do Ceará junto à 4ª CNCTI, contou com a participação das instituições e entidades do sistema estadual de C&T e Inovação, bem como da sociedade civil. Estiveram em Brasília gestores, pesquisadores, professores universitários, estudantes de pós-graduação, empresários e parlamentares.

Durante a 4ª CNCTI foram comemorados os 25 anos de criação do MCT. A conferência nacional discutiu C&T e Inovação não apenas como política de governo, mas como política pública de Estado, voltada para o desenvolvimento econômico, social e sustentável de nosso País

Fonte:
Jornal O POVO
Editoria: Opinião
Data: 27/05/10