UECE: 35 anos, um patrimônio do povo cearense!

31 de maio de 2010 - 11:56

Durante este 2010 a Universidade Estadual do Ceará comemora 35 anos. Desde segunda-feira, 24, realizam-se importantes eventos que culminando hoje às 11 horas com Cerimônia Ecumênica e Coral dos Servidores, seguindo-se do lançamento da Medalha do Mérito Prof. Antônio Martins Filho e encerramento pelo reitor Assis Araripe da “Semana UECE 35 anos” – marco inicial das celebrações.

Por requerimento do deputado Artur Bruno, subscrito pelos deputados Professor Teodoro e Sérgio Aguiar a Assembleia Legislativa associou-se a este primeiro momento com sessão solene. Também presente o deputado Roberto Cláudio que na manhã do mesmo dia 25, no Itaperi, proferiu brilhante conferência: “O papel das Universidades para o Desenvolvimento” tendo como coordenador da Mesa o professor Vladimir Spinelli – pró-reitor de Planejamento e Chefe de Gabinete do Reitor.

Na Assembleia o reitor Assis Araripe integrou a Mesa dos trabalhos, da qual também participei ao lado de autoridades como o vice-reitor Antônio Gomes, o secretário Auto Filho (Secult) e Marta Menezes (SECITECE). O Reitor foi feliz rememorando fatos e nomes que marcaram o nascimento da instituição. Lembrou a criação pelo governador César Cals da Fundação Educacional do Estado do Ceará – FUNEDUCE cuja dirigente, Antonieta Cals, assinou em 5/3/1975 resoluções criando a UECE e incorporando autarquias educacionais do Estado. O primeiro Reitor pro tempore foi o Prof. Martins Filho.

“O passado da UECE deve ser visto como culto aos que se dedicaram à consolidação de uma Universidade a serviço do desenvolvimento e do progresso da sua região de abrangência, visando a promoção social e cultural do nosso bem mais precioso, que é a nossa gente, no contexto de uma regionalidade marcada pelo Semiárido nordestino, circunstância geográfica que demanda quadros qualificados e aptos para a superação de nossos problemas”, disse. Ressaltou a ajuda dos corpos docente, discente e técnico administrativo (do passado e do presente) para que a UECE seja hoje uma presença marcante no contexto universitário e com uma contribuição valiosa aos programas de desenvolvimento e às políticas governamentais de progresso e de transformação das nossas estruturas sociais, econômicas, culturais e políticas. Também enfatizou a colaboração do Poder Político, através da mediação da SECITECE e demais Secretarias de Governo e da própria Assembleia. Foi evidenciado o apoio do governador Cid Gomes. Como disse Sérgio Aguiar: “a UECE é um patrimônio do povo cearense”.

O pioneirismo na interiorização do ensino superior fala por si… Concluo cumprimentando a Câmara Municipal por mais uma iniciativa ousada com a marca do presidente Salmito Filho: “O Pacto por Fortaleza” cujo lançamento oficial será hoje – com as bênçãos de N. Sra. da Assunção – no feliz dia de sua tradicional Coroação.

Fonte:
Jornal O Estado