Ceará participa da etapa nacional da Conferência de CTI

28 de abril de 2010 - 16:09

df

Já está definida a delegação do Ceará que irá participar da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), a ser realizada de 26 a 28 de maio, em Brasília.  Composto de 21 representantes das diversas instituições que compõem o Sistema Estadual de CTI, o grupo irá discutir no evento temas como a construção da cultura científica, as responsabilidades e ações sociais de organismos públicos e privados, cidadania, sustentabilidade e educação.
Dentre os representantes do Ceará, estão técnicos da Secitece, das vinculadas (Nutec, Uva, Uece e Urca),  instituto Centec e IFCE, dentre outras instituições de Ensino Superior. A 4ª CNCTI irá receber os resultados da Conferência  Nordeste do CTI, realizada nos dias 15 e 16 de abril, em Maceió-AL. O Ceará contribuiu com a preparação do documento.
A pedagoga do Instituto Centec Suyanne Pontes é uma das delegadas escolhidas para participar do evento. Dentre tantas expectativas, ela cita a vontade de ver as propostas do Ceará e do Nordeste sendo contempladas na Conferência. “Quero o redesenhar das políticas públicas do país na área”, afirma.
De acordo com o secretário da Secitece, René Barreira, a Conferência Nacional servirá para formular um plano estratégico com vistas ao desenvolvimento sustentável no país. “O evento irá consolidar as contribuições de todas as regiões e é uma ferramenta indispensável para a construção de políticas públicas que respondam aos verdadeiros anseios da sociedade”.