Artigo – Recursos para a inovação

19 de abril de 2010 - 10:44

A inovação é palavra-chave e fator determinante no desenvolvimento das nações.

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Nomundo atual as principais fortunas pertencem a empresas que tem comoorigem a produção de conhecimento. Nesse contexto, a inovação épalavra-chave e fator determinante no desenvolvimento das nações.No Brasil, desde 2006, existem diversos incentivos para inovaçãocomo financiamentos, benefícios fiscais e o mais atrativo, asubvenção econômica. Essa última modalidade permite a aplicaçãode recursos não-reembolsáveis diretamente em empresascompartilhando com elas os custos e riscos, o que já vem sendoutilizado em países desenvolvidos e operado de acordo com aOrganização Mundial do Comércio.

O Ceará e a regiãoNordeste estão muito aquém de uma cultura de captação de recursospara inovação. O último resultado de subvenção da Financiadorade Estudos e Projetos (Finep) mostra isso. Nosso Estado teve aaprovação de somente 10 projetos, em um total de 261 aprovados e450 milhões ofertados.

Desde quando foi iniciado, observamosa evolução desses incentivos e, em nossa opinião, o empresário,que poderia viabilizar seu produto ou processo inovador com esterecurso, não consegue obtê-lo, pois a falta de informação e aelaboração da proposta são os principais entraves. Quando a ideiaé apresentada, geralmente vai de maneira confusa. No resultadopreliminar do FIT-Funcap foi possível identificar que temos empresasinovadoras, mas para captações a nível nacional precisamosmelhorar e aumentar o volume de nossos projetos.

Agora, oBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), comrecursos bem maiores e recebimento de propostas em fluxo contínuo,reforça a imagem de um país que vive um momento ímpar em relaçãoa recurso para inovação. O dinheiro existe e está disponível.Falta, somente, incentivo e orientação para saber quando, onde e amelhor forma de pedir.

Sílvio Carlos Ribeiro – Doutor emCiências
silviocarlos@centec.org.br

Fonte:
Jornal O Povo