Sobral sedia Conferência Regional de CTI&ES nesta segunda-feira (29/03)

6 de abril de 2010 - 14:51

Mais de 50 municípios da região Norte do Estado participarão para dar contribuições à II Conferência Estadual de CTI&ES

Nesta segunda-feira, 29/03, Sobral vai reunir diversos segmentos da esfera governamental, acadêmica e civil em torno de discussões sobre o atual e o futuro cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado. É a Conferência Regional de CTI&ES, que acontece no Centro de Convenções (Rua Visconde de Sabóia, 300, Junco), a partir das oito horas.

A Conferência Regional de Sobral é a última de uma série de quatro Conferências Regionais preparatórias para a Conferência Estadual, a ser realizada no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza dias 8 e 9 de abril. Em Limoeiro do Norte, Crato e Tauá, as Conferências Regionais já reuniram mais de 600 participantes.

A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).  A abertura do evento em Sobral contará com a presença do Secretário da Secitece, René Barreira, do reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Antônio Colaço Martins, do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Francisco de Assis Moura Araripe; do presidente do Centec, Odorico Monteiro; da secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do município, Luíza Barreto e do empresário Fernando Antonio Ibiapina, dentre outros representantes locais.

Com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, a Conferência Estadual irá traçar demandas que serão incorporadas a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de CTI&ES. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

São 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site da Secitece (www.sct.ce.gov.br). Em cada uma das Conferências Regionais serão escolhidos 40 representantes para a Conferência Estadual, em Fortaleza. A Secitece irá arcar com as despesas de transporte, alimentação e hospedagem dos representantes regionais.

René Barreira enfatiza a importância da participação dos mais de 50 municípios da Região Norte na Conferência Regional. “É necessário o envolvimento da região como um todo. Queremos estabelecer pontes, uma interface, de modo a promover a integração e articulação entre os subsistemas de Ciência e Tecnologia e Educação”, frisa.

Os eixos temáticos que irão orientar as discussões dos grupos de trabalho nas Conferências Regionais e Estadual  envolvem “CTI e Educação Superior para o Desenvolvimento Social”, “Inovação nas Empresas e Formação Empreendedora” e “PD&I em Áreas Estratégicas”. Os painéis versarão sobre a atuação do Sistema de CT&I e Educação Superior no Ceará e no Brasil.

A II Conferência Estadual irá subsidiar a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia – CNCT, prevista para 26 a 28 de maio de 2010. Em abril, nos dias 15 e 16, o Ministério da Ciência e Tecnologia promove a Regional Nordeste da IV CNCT, em Maceió. O Ceará irá enviar delegação com mais de 20 participantes.

Avaliação Institucional – Na tarde da segunda-feira, 29, o secretário René Barreira também irá apresentar  o diagnóstico final de avaliação realizada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O estudo, realizado nas três universidades estaduais cearenses (Uece, UVA e Urca) buscou identificar, dentre outros quesitos, a eficiência e a qualidade do ensino, os serviços de extensão e sua capacidade de inovação tecnológica.

O trabalho foi realizado pela Educar Consultoria, instituição formada por mestres e doutores vindos da Administração Nacional na área de Educação Superior, Ciência e Tecnologia. A execução da pesquisa foi resultado de demandas identificadas na I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior, realizada em novembro de 2007.

Municípios participantes da Conferência Estadual de Sobral:
Acaraú, Alcântara, Ararendá, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Canindé, Cariré, Carnaubal, Catunda, Chaval, Coreaú, Croatá, Cruz, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Granja, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipaporanga, Ipú, Irauçuba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Nova Russas, Pacujá, Pires Ferreira, Poranga, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tamboril, Tianguá, Ubajara, Uruoca, Varjota e Viçosa do Ceará.

Mais informações e inscrições: 85 3101-6466, sct@sct.ce.gov.br ou no site www.sct.ce.gov.br, no link Conferência Estadual.