Capacitação profissional visa aumento do IDH e qualidade de vida

25 de março de 2010 - 11:59

O interior do Ceará recebeu um reforço com a criação dos Centros Regionais de Ensino Tecnológico (Centec), em 1997. Os Centec formam tecnólogos de nível superior nas áreas de Tecnologia de Alimentos, Eletromecânica, Irrigação/Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

No interior cearense, o percentual de jovens na universidade na faixa etária de 18 aos 22 anos é de menos de 3%. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) está muito abaixo do de Fortaleza. A educação universitária no interior era de ênfase na área de ciências humanas.

As três unidades do Centec que dão cursos de nível superior possuem hoje 1.656 alunos e já formaram 231 tecnólogos. São 180 vagas oferecidas por ano, 45 em cada uma das opções. Para 2003, estão previstos dois vestibulares por ano. O diploma é reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação.

Os Centec fazem parte do sistema de educação tecnológica do Ceará, implantado em 1997, todo em municípios do interior, junto com os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), 40 em funcionamento.

Os CVT são a vertente profissionalizante do sistema, com cursos de caráter prático com 40 a 120 horas sobre processos e produtos, voltados para a população de baixa renda. Para implantar os CVT e Centec, a Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece) se valeu da parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério de Ciência e Tecnologia, com bolsas para a contratação dos professores, sem onerar a folha de pagamento do Estado.

A fórmula encontrada pela Secitece e CNPq para pagamento dos professores garantiu a consolidação do modelo de ensino tecnológico. O CNPq financiou mais de R$ 9 milhões em bolsas no sistema.

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico, a Organização Social que engloba as 3 unidades dos Centec e os CVT, criada em junho de 2000 pelo decreto estadual nº 25.927, hoje paga 90% do pessoal, contratados pela CLT. A parceria do CNPq, em 2001, financiava ainda 150 bolsas, R$ 1,2 milhão.

Os 3 Centecs têm 3 doutores, 63 mestres, 7 especialistas e 11 professores com graduação. Todos têm que residir nos municípios do interior nos quais lecionam. Esta é uma cláusula de obrigação contratual. Mais dois doutores, 5 mestres, 6 especialistas e 11 graduados trabalham na sede do Instituto Centec, em Fortaleza.

Os CVT têm 140 professores, na maioria agrônomos, engenheiros mecânicos e engenheiros civis. Têm laboratórios de informática, física, química e biologia, onde atendem professores e alunos da rede pública de ensino com práticas laboratoriais.

O vestibular do Centec destina vagas fixas para os municípios vizinhos, de modo proporcional ao percentual de alunos que concluiu o ensino médio. A primeira turma de 66 alunos concluiu o curso em dezembro de 2000 no Centec de Limoeiro do Norte, implantado em 1997. Em junho de 2001, se formaram as primeiras turmas das unidades de Sobral e Juazeiro do Norte