Usina solar de Tauá é lançada nesta sexta-feira

23 de março de 2010 - 11:25

As obras deste empreendimento da MPX devem começar entre o fim de março e o início de abril em Tauá

A primeira usina solar da América do Sul a operar no mercado comercial livre será anunciada oficialmente nesta sexta-feira. As obras deste empreendimento devem começar até o início de abril em Tauá, município a 344 quilômetros de Fortaleza. A usina da MPX, empresa do grupo EBX, de Eike Batista, será interligada ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O evento contará com a presença do diretor de Novos Negócios e Meio Ambiente da MPX, Paulo Monteiro, que vai lançar o empreendimento.

Com recursos da ordem de R$ 12 milhões, a capacidade instalada da usina de energia solar de Tauá é de 1 megawatt (MW). Monteiro já havia explicado à reportagem que há placas solares isoladas, em funcionamento em residências, empresas e hospitais, mas conectadas à rede geral de distribuição é a primeira vez.

Ele explicou, na época, que a iniciativa da MPX de investir em um negócio caro e de baixa liquidez deve-se à política da empresa de marcar posição no mercado, em um negócio emergente. “O investimento deflagra um processo de desenvolvimento de energia nessa área no Brasil”, justificou o executivo.

Em uma segunda etapa, a usina poderá ser ampliada até alcançar cinco MW, já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para viabilizar o empreendimento, a Prefeitura Municipal de Tauá, cedeu terreno de 204 hectares, dos quais dois serão inicialmente utilizados para instalação das placas fotovoltaicas, que captam a luz do sol, transformando-a em energia elétrica.

Além do incentivo municipal, Tauá foi escolhida por apresentar um dos maiores índice de insolação.

Fonte:Diário do Nordeste
Editoria:Negócios